O primeiro município do Vale do Taquari a aderir ao projeto Jovem Empreendedor na região formou as duas primeiras turmas de estudantes, após um ano de aulas semanais e desenvolvimento de projetos. Na segunda-feira (27/3) à noite, aconteceu a formatura de 41 adolescentes de 8º e 9º anos de escolas públicas municipais de Teutônia. O evento ocorreu no Centro Cívico da Prefeitura, com a presença de familiares e professores.
Além de receberem os certificados, os jovens apresentaram seus relatos às famílias e comunidade em geral. Falaram sobre aprendizados, sobre seu crescimento durante o processo e o desenvolvimento de seus projetos.
O projeto teve duração de 12 meses, com aulas no polo da Univates em Teutônia. O ensino é realizado por meio de metodologia própria, porém com o diferencial de que cada estudante escolhe uma área do conhecimento com a qual mais se identifica para aprofundar suas pesquisas. Basicamente, os jovens identificaram uma necessidade ou oportunidade no mercado e desenvolveram um projeto para criação de uma empresa, produto ou serviço.
O principal objetivo do Jovem Empreendedor é promover uma experiência que transforme a trajetória dos estudantes do curso por meio do conhecimento aplicado em administração e planejamento. O curso buscou provocar uma mudança de atitude e despertar interesse pelo empreendedorismo, possibilitando aos jovens pensarem, repensarem, inovarem, tentarem, arriscarem e apostarem nas suas vidas, sendo protagonistas das suas histórias.
Os estudantes que quiserem e precisarem de estrutura e suporte tem a parceria do Tecnovates, onde podem ser encubadas “empresas” dentro do parque da Univates. Além disso, o mapeamento de potencial de cada aluno será compartilhado com empresas de Teutônia, visto que entre os objetivos está também o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para os profissionais, estimulando assim o perfil intraempreendedor.
O Jovem Empreendedor é desenvolvido pelo Instituto Manager, em parceira com a Administração Municipal de Teutônia, por meio das Secretarias de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer e de Educação, e apoio da Univates.
Depoimentos dos formandos
Um dos momentos que marcou a noite foi a apresentação dos depoimentos dos estudantes, por meio de vídeos e também na fala dos oradores das turmas. Janquiel Eduardo Fritscher destacou que ele e o irmão deram continuidade ao projeto e abriram uma loja de camisetas de times. O jovem está aplicando os conhecimentos, administrando a parte das redes sociais e divulgação da empresa e destaca que também melhorou muito a sua comunicação durante as aulas práticas.
Keise Eduarda de Lima Schaurich e Larissa Eckert Barbosa pensaram em como aproveitar a paixão pela cultura asiática em seu trabalho. Diante da impossibilidade de viajar, decidiram trazer o conhecimento para cá e projetaram um restaurante. “Aprendemos muitas coisas, a fazer pesquisa de mercado, criar logomarca e persona, usar adequadamente paleta de cores, fazer um pitch, cuidar das finanças e trabalhar em grupo. Foi incrível, desenvolvi muito e estou sabendo com nova visão, com a mente explodindo em ideias”, relatou Keise.
Diogo Kauã Rodrigues destaca a habilidade de trabalhar em equipe, analisar e resolver problemas da sociedade e do mercado, agindo de forma rápida. “Melhorei muito minha comunicação e tenho certeza que este curso vai influenciar positivamente nossas vidas”, afirmou.
Outra jovem que colocou em prática os conhecimentos adquiridos foi Kauane Letícia Schmitt, que criou uma marca de doces. Vinícius da Costa Silva criou o aplicativo Super Virtual, que busca levar praticidade aos consumidores, permitindo compras online. Assim, todos os estudantes desenvolveram seus projetos ao longo do curso e, ao final, fizeram uma avaliação dos aprendizados construídos durante a caminhada.
Sequência
Teutônia realizou o lançamento da segunda edição do Projeto Jovem Empreendedor no dia 8 de março, no auditório da CIC Teutônia, com apresentação para os pais dos novos estudantes selecionados. Uma das alterações deste ano foi a inclusão de alunos de escolas estaduais do município. Nesta continuidade são mais 60 alunos de 8º e 9º anos de escolas públicas municipais e estaduais de Teutônia. As aulas das novas turmas já iniciaram e ocorrem em terças-feiras. Os municípios de Imigrante, Fazenda Vilanova e Westfália passaram a aplicar o projeto após o sucesso da primeira edição em Teutônia.