Estado e União reconhecem situação de emergência em Poço das Antas

694
Nível de água reduziu nos córregos e arroios / Crédito: ASCOM Poço das Antas / Divulgação

O Governo do Estado homologou o decreto de situação de emergência do município de Poço das Antas. O ato ocorreu em 29 de março com confirmação publicada no Diário Oficial do Estado. E na quinta-feira (30/4), o reconhecimento foi emitido pela União.

No relatório elaborado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e pelo escritório da Emater/RS-Ascar, os prejuízos do município somam mais de R$ 5 milhões.

As baixas chuvas do verão, falta de frequências ideais, elevação nas temperaturas, baixa umidade e vento seco comprometeram o armazenamento de água para consumo humano e animal. Também foram prejudicados o desenvolvimento das culturas agrícolas plantadas, o que causou diversos ônus para a população rural.

No cenário econômico, o evento ambiental apresenta impactos sociais. Mais 1.200 pessoas foram afetadas pela estiagem, representando 468 famílias impactadas diretamente pelo o desabastecimento de água potável para consumo humano e perdas significativas na agricultura de subsistência.

A partir da decisão do Governo, Órgãos Regionais Estaduais do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), sediados no Estado do Rio Grande do Sul, ficam autorizados a prestar apoio suplementar aos municípios afetados.

- publicidade -