Estiagem impõe situação de emergência em Poço das Antas

477
O levantamento realizado pela Emater/RS-Ascar estima perdas na casa de R$ 5.224.846,00 no setor agropecuário / Crédito: ASCOM de Poço das Antas / Divulgação

Desde outubro de 2022 o município de Poço das Antas vem sofrendo impactos econômicos e sociais com a diminuição da umidade e da água disponível em recursos hídricos. A circunstância levou a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município e a Emater/RS-Ascar declarar situação de emergência por meio do decreto assinado pela prefeita Vânia Brackmann, na terça-feira (28/2).

O levantamento realizado pela Emater/RS-Ascar estima perdas na casa de R$ 5.224.846,00 no setor agropecuário de Poço das Antas, podendo se agravar caso a situação de estiagem persista.

O decreto tem validade de 180 dias e leva em conta a situação de anormalidade causada pelo clima, conforme o parecer emitido pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC). O município tem uma população rural de cerca de 1.200 pessoas afetadas pela estiagem, representando 468 famílias prejudicadas diretamente pela falta de chuvas, sofrendo com o desabastecimento de água potável para consumo humano e perdas significativas na agricultura de subsistência.

O quadro compromete a qualidade de vida dos cidadãos, seja pelos danos ambientais, como a baixa umidade do ar, vegetação seca favorecendo os eventos de queimadas, a diminuição hídrica nos córregos e arroios, além dos prejuízos sociais, advindos do agravamento da condição de vulnerabilidade social.

Além das consequências sociais, observam-se danos ambientais, como uma redução significativa do volume de água em córregos e arroios de todo município, a falta de água em nascentes, açudes e bebedouros, além do aumento de queimadas e incêndios nas vegetações.

A Administração de Poço das Antas segue atenta ao cenário e está à disposição da comunidade para prestar o abastecimento e suporte necessário para minimizar as perdas e os impactos dessa estiagem.

- publicidade -