“Nós estamos vivendo o melhor momento da nossa história”, diz prefeito de Paverama

Com mais de 8 mil habitantes, a Administração Municipal projeta avanços para a área da saúde, educação, economia e infraestrutura nos próximos anos

720
Prefeito Fabiano Merence Brandão é natural de Paverama e avalia a evolução nesses 35 anos / Crédito: Eduarda Wenzel

Oficialmente, no dia 13 de abril de 1988, ‘nasceu’ o município de Paverama. Distrito que pertencia a Taquari, tinha cerca de 5 mil habitantes, muita área rural, igrejas, escolas e também um hospital. Natural de Paverama, o prefeito Fabiano Merence Brandão, avalia a evolução e faz projetos para a cidade.

Ele relembra dos primeiros anos como município, da evolução, pois no começo ainda existia uma dependência de Taquari. “Ter essa ‘mãe’ como foi Taquari foi importante, mas é necessário a gente caminhar sozinho.” Ele ainda ressalta que Paverama, que era o Distrito Arroio Grande, existe há mais de 100 anos, pois a comunidade tem igrejas centenárias. “Sempre digo que o dia 13 de abril foi a emancipação política, mas já tinha toda uma estrutura de cidade”, argumenta.

Para Brandão, a evolução de Paverama é visível. Atualmente, com mais de 8 mil habitantes, ele destaca a infraestrutura oferecida, educação e saúde. “Temos creches, hoje nenhuma criança fica sem essa assistência, temos uma boa estrutura de emprego e, por mais que fechou o hospital, temos uma boa estrutura de saúde”, observa.

Sobre os próximos anos, além de continuar investindo na educação e saúde, o prefeito afirma ter projetos na economia para um médio prazo, com aumento de arrecadação e recebimento de verbas. “Nós estamos vivendo o melhor momento da nossa história. Pois temos boas perspectivas de emprego, de desenvolvimento rural, temos a expectativa de mais negócios se instalando no município, como a Fruki, dando um giro bom na economia também”, aponta.

Outro objetivo é manter a evolução na infraestrutura. O gestor avalia que ainda existem muitas ruas sem asfaltamento pelo município e que isso ainda precisa de uma melhoria ainda. “Além disso, queremos ter no futuro um pronto atendimento com serviços 24 horas e ter uma escola com turno integral”, planeja Brandão.

NOVAS UBS

Neste mês, Paverama inaugura a segunda Unidade Básica de Saúde, que fica no Bairro São José. Conforme o prefeito, essa era uma demanda da comunidade “É a primeira descentralização dos serviços de saúde.” O próximo passo, é fazer a terceira unidade, no Bairro Morro Bonito, que deve ser inaugurado dentro de um ano.

COMEMORAÇÃO

Em alusão aos 35 anos, acontece a 6º PaveramaFest. Um dos momentos mais esperados pelo prefeito é o encontro com ex-prefeitos e confraternização. Além disso, neste momento todos que já foram gestores vão escrever o que esperam de Paverama para o futuro e enterrar em uma cápsula do tempo, que será aberta quando o município completar 50 anos.

“Paverama significa, é uma palavra indígena que significa terra de todos, terra da paz. Vejo que realmente temos essas duas características e somos acolhedores.”

Fabiano Merence Brandão

Prefeito de Paverama

- publicidade -