Teutônia re região possuem em seu DNA a força do cooperativismo e associativismo. Cooperativas e associações contribuem para o desenvolvimento diferenciado da região. Por isso, desde março do ano passado o Grupo Popular trabalha com o projeto “Coopop – Cooperativismo e Associativismo para todos”.
Em mais uma ação da iniciativa, no dia 24 de maio, o Grupo realiza o “1º Fórum COOPOP – a força do associativismo e do cooperativismo movem o Vale do Taquari”. A data é em alusão ao aniversário de Teutônia, mas também por ficar entre o dia 30 de abril (Dia do Associativismo) e o primeiro sábado de julho (Dia Internacional do Cooperativismo).
O evento será realizado no auditório da CIC Teutônia, com recepção a partir das 13h. A abertura está marcada para as 13h30. A tarde contará, inicialmente, com um painel sobre Cooperativismo e Associativismo com a ex-presidente da Federasul e presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária, Simone Leite, e o presidente do Sistema Ocergs/Sescoop, Darci Hartmann.
Em seguida, será servido um coffe break. Após, ocorrerá uma série de pitchs (apresentações de até 10 minutos) de cases de sucesso. A tarde encerra com um workshop de encaminhamento de ações. O encerramento está previsto para as 17h30.
O diretor de jornalismo do Grupo Popular e coordenador do projeto, Lucas Leandro Brune, salienta que o objetivo do Fórum é difundir a cultura associativa e de cooperação. “O tema torna-se ainda mais relevante para mostrarmos a importância das boas ações no cooperativismo e no associativismo regional. Assim, pretendemos evitar que fatos isolados desconstruam a imagem, que levou décadas para ser alicerçada por várias gerações”, considera.
As inscrições para o evento tem o custo de R$ 20 por participante. O projeto Coopop é realizado pelo Grupo Popular desde março de 2022. Conta com programetes diários na Rádio Popular, coluna com informações sobre o cooperativismo e associativismo no Jornal Folha Popular, conteúdos sobre o tema em jornal, site e mídias digitais do grupo e, em breve, um podcast.