Referência em traumato-ortopedia torna-se realidade no Vale do Taquari

Após dezenas de reuniões entre o Estado e os municípios da região, Estrela e Encantado foram selecionadas para ofertar o serviço.

379
Créditos: Jônatas dos Santos / Governo de Estrela

Em reunião nesta terça-feira (25/4) na sede da Secretaria Estadual de Saúde, em Porto Alegre, a secretária Arita Bergmann e equipe técnica, bem como lideranças do Vale do Taquari e do Alto Taquari, oficializaram que a região receberá a referência em alta e média complexidade em traumato-ortopedia.

Agora, a documentação dos hospitais, tanto de Estrela quanto de Encantado, será enviada para o Estado e encaminhada à União, solicitando a habilitação dos serviços.

A medida definida possibilitará direcionar o atendimento dos pacientes da região, que hoje são encaminhados a Canoas, atual referência. A partir do mês de junho, o Hospital Estrela da Divina Providência, de Estrela, será referência em alta complexidade, após a assinatura do contrato.

Já o Hospital Beneficente Santa Terezinha, de Encantado, terá um ambulatório referência em média complexidade para cirurgias eletivas de traumato-ortopedia, com início previsto para junho. A medida auxiliará, em especial, os municípios da região alta.

O custeio para o serviço virá de recursos do Estado e o aporte, rateado entre os municípios. Ambas as cidades abrangerão os municípios da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Lajeado, composta pelas regiões de saúde 29 e 30.

Participaram do momento os prefeitos de Encantado, Jonas Calvi, de Colinas, Sandro Hermann, de Estrela, Elmar Schneider e de Vespasiano Correa, Tiago Michelon, estes últimos representando também a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e a Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat).

Entenda

Além da distância entre os municípios do Vale e a capital, que pode chegar a mais de 110 quilômetros, existe uma demanda reprimida de cirurgias e consultas não atendidas por Porto Alegre, o que motivou o a região a se organizar em busca do referenciamento, agora atendido.

Estima-se que sejam mais de 2 mil pacientes na fila de espera por alguma cirurgia. “Em Colinas, nesta semana, recebi um paciente no gabinete agradecendo pela iniciativa e feliz pela possibilidade de termos essa referência. Ele aguarda há 13 anos por uma cirurgia de quadril”, relata o prefeito Sandro Hermann.

Já o prefeito de Vespasiano Correa, Tiago Michelon, emocionou-se ao lembrar que todo paciente, quando sai de casa em busca de um atendimento, não está fazendo turismo. “Vivi na pele essa difícil peregrinação. Toda ação que pudermos fazer para melhorar a qualidade de vida dos nossos munícipes fará valer a pena o cargo que ocupamos”, enfatiza.

Já o prefeito de Estrela, Elmar Schneider, enalteceu a parceria com o Estado. “Em 30 anos que temos esse pleito, pela primeira vez estamos recebendo essa atenção. O Vale é só gratidão a essa secretaria e ao governador Eduardo Leite. Saímos daqui, hoje, de alma lavada”, comemora.

Créditos: Jônatas dos Santos / Governo de Estrela
- publicidade -