Um grupo de vereadores da região foi, na quinta-feira (27/4), a Porto Alegre para articular demandas. A principal delas, a mudança no cálculo do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência.
Uma moção de apoio referente ao tema foi entregue à presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado, deputada Laura Sito (PT). O documento também foi entregue ao vice-governador Gabriel Souza e em outros sete gabinetes de deputados.
O movimento foi iniciado pela vereadora de Poço das Antas, Célia Lurdes Koerbes (MDB), por meio de uma moção de apoio, e recebeu apoio de outras Câmaras que também aprovaram a moção. Segundo a edil, conseguiu reunir 12 Câmaras em torno da causa.
Em suma, a moção pede que se avalie a mudança na Lei do BPC no que se refere ao cálculo da renda familiar per capita e parâmetros adicionais da situação de miserabilidade e vulnerabilidade social. Segundo Célia, muitas pessoas com deficiência perderam o direito ao benefício pela renda familiar ultrapassar um pouco o limite definido pela lei. Mesmo assim, estas pessoas precisam do benefício para sobreviver e manter sua qualidade de vida sem depender da renda de outros familiares. Dando assim mais autonomia para estas pessoas.
Em uma sessão da Câmara, ela exemplificou com a situação de uma criança deficiente que perdeu seu benefício porque os dois irmãos começaram a trabalhar. “Não é justo ela ficar sem seu benefício por causa da renda dos irmãos”, considerou.
Sobre as visitas em Porto Alegre e entrega do documento aos representantes estaduais, a vereadora considera que a recepção foi muito boa e positiva. “Foi muito gratificante, e a luta continua. Estou muito feliz, não esperava chegar tão longe com esse trabalho. E apenas estamos começando”, afirma.
Tudo bem? Achei interessante da sua publicação. Gostaria de compartilhar o PCG para quem estiver lendo. O PCG é um software que permite anunciar em mais de trezentos e cinquenta sites de classificados grátis, e pode ser uma excelente forma de ampliar a visibilidade de serviços e atrair novos consumidores. Recomendo muito.