Languiru e Cooperagri assinam acordo de parceria na fábrica de rações

As cooperativas Languiru e Cooperagri assinaram nesta quinta-feira (25/5) o acordo de intercooperação relacionado à nutrição animal da cadeia produtiva do leite

1178
Fábrica de Rações da Languiru (e) suprirá demanda da Cooperagri, cuja Fábrica de Rações (d) opera na capacidade máxima // Crédito: Arte com fotos dos acervos das cooperativas

As cooperativas Languiru e Cooperagri assinaram nesta quinta-feira (25/5) o acordo de intercooperação relacionado à nutrição animal da cadeia produtiva do leite. A parceria consiste no fornecimento de matéria-prima por parte da Cooperagri e prestação de serviço de industrialização na Fábrica de Rações da Languiru, em Estrela.

A formalização e assinatura da parceria, realizada na Fábrica de Rações da Languiru, contou com a presença do presidente da Languiru, Paulo Birck, acompanhado do gerente industrial Marino Altmann; do presidente da Cooperagri, Edson Dahmer, acompanhado do gerente administrativo e financeiro Lício Sulzbach.

A partir disso, diariamente a Cooperagri fornece milho, farelos, minerais e demais ingredientes incorporados na dieta de rações a granel para bovinos de leite e também de corte, além das fórmulas desses produtos; e a Languiru presta o serviço de industrialização dessas rações. As operações foram iniciadas no dia 24 de maio. A comercialização e logística de distribuição dos produtos com a marca Cooperagri seguirão sendo realizadas pela cooperativa com sede em Linha São Jacó.

“A Fábrica de Rações presta o serviço, otimizando o aproveitamento da infraestrutura instalada e a mão de obra da Languiru na unidade fabril. É uma parceria que beneficia ambas as cooperativas, atendendo demanda de associados e clientes em comum”, avalia o gerente industrial da Languiru, Marino Altmann.

“A capacidade produtiva na Cooperagri está praticamente tomada nesse momento. O trabalho conjunto nos possibilita incrementar os volumes produtivos de ração e a capacidade de recebimento de matéria-prima dos associados, que tiveram incremento. O excedente que estamos recebendo passa a ser industrializado na Fábrica de Rações da Languiru”, cita o presidente da Cooperagri, Edson Dahmer.

Seguindo controles e exigências de qualidade do produto, a renovação e ampliação do contrato também já está prevista entre as partes. As negociações foram possíveis a partir da interrupção momentânea de comercialização de rações comerciais a granel e ensacada da Languiru, com a unidade da Cooperativa priorizando a industrialização e fornecimento de nutrição animal aos integrados produtores de aves e suínos. “A Fábrica de Rações seguia com a produção voltada especificamente ao fornecimento de alimentos aos animais de associados, sem interrupções na planta industrial. Com a parceria, elevamos a nossa capacidade produtiva na Fábrica”, acrescenta o presidente da Languiru, Paulo Birck. A unidade fabril conta com capacidade produtiva de 40 mil toneladas de ração por mês.

- publicidade -