1º Seminário Regional de Fruticultura Diversificada é realizado em Poço das Antas 

Somente no município, 31 famílias estão envolvidas com a produção de frutas diversas.

394
Créditos: Divulgação / Emater/RS-Ascar

O auditório da Prefeitura de Poço das Antas esteve lotado na tarde desta quarta-feira (31/5) durante o 1º Seminário Regional de Fruticultura Diversificada. O evento teve o objetivo de incentivar e instrumentalizar agricultores para a produção de frutas nos vales do Taquari e Caí.

A atividade organizada pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura, com apoio da Cooperativa Sicredi, teve como tema “Desafios e perspectivas da produção de frutas em Poço das Antas e região”. 

Na ocasião foram diversos painéis e palestras em que foram discutidos temas como cenário e potencialidades da fruticultura na região, aspectos a serem observados na implantação de pomares comerciais, prevenção e controle da mosca da fruta e armazenamento de água para a irrigação de pomares.

“A ideia foi de pensar a profissionalização da fruticultura, especialmente em questões que envolvem planejamento do pomar, manejo e outros”, salientou o gerente-adjunto da Emater/RS-Ascar, Carlos Lagemann. 

Peça central do evento, a palestra do extensionista da Emater/RS-Ascar Marcos Schafer lembrou os participantes dos requisitos para a implantação correta de um pomar.

Dentre eles, as condições adequadas de clima e de solo, o plantio de espécies adaptadas para a região, o manejo correto, as condições de transporte e armazenamento e a garantia de mercado. “De nada adianta plantar as mudas para somente depois pensar na nutrição do solo ou mesmo sobre as condições gerais do terreno”, exemplificou. 

Grande potencial

Para o extensionista da Emater/RS-Ascar de Poço das Antas, Ricardo Cord, há um grande potencial para o investimento em fruticultura no município e na região, com apoio da assistência técnica, políticas públicas da Prefeitura – que custeia 50% do valor das mudas – e linhas de crédito via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). “Atualmente, temos 31 famílias envolvidas com a produção de frutas diversas, num total de 110 hectares entre áreas em produção e novas”, destacou. 

O Censo da Fruticultura em Poço das Antas apontou que há uma grande variedade de frutas sendo cultivadas no município, como abacate, manga, caqui, morango, pêssego, figo e goiaba, além dos citros.

A diversificação é uma marca, por exemplo, do agricultor Leonir Klein, da localidade de Boa Vista, o que faz com que garanta safra durante boa parte do ano. “Meu carro-chefe é a manga, com 25 hectares plantados, mas também tenho área com uvas e bergamotas ponkan, todas com comercialização garantida”, destaca. 

Na propriedade, Klein afirma também investir em caqui, lichia, carambola e outros. “Minha ideia é chegar aos 80 hectares de área plantada, porque produção de fruta é um investimento com bom retorno”, analisa. “Aliás, com a ponkan eu mal dou conta de atender a demanda”, completa.

Trocas

Para a prefeita Vânia Brackmann, esse é o grande sentido de um evento como o seminário. “É um troca de conhecimentos e experiências que envolve todos, os grandes e os pequenos”, frisa.

Nesse sentido, as palestras dos extensionistas da Emater/RS-Ascar Anna Xavier e Marcelo Brandoli lembraram a importância da prevenção e do controle da mosca da fruta – uma das principais pragas – e da reservação da água, como forma de minimizar os efeitos da estiagem.

“O cultivo de frutas envolve, ao cabo, um conjunto de ações que devem ser observadas para que o processo seja satisfatório”, comentou Schafer, lembrando que a Emater/RS-Ascar estará ao lado dos produtores caso haja dúvidas. 

- publicidade -