Campanha mobiliza comunidade e gera esperança em Teutônia

Ação desenvolvida pela Cooperales arrecadou agasalhos para doação

959
A campanha foi planejada e executada por 11 associados da Cooperales / Crédito Grasieli Nabinger

“União. Empatia. Solidariedade. Afeto. Cooperação. Esperança de transformar o mundo em um lugar melhor”, assim resumem – em princípios e valores – os responsáveis pela organização e execução do Varal Solidário. Em seu terceiro ano, a campanha arrecadou cerca de 2 mil peças de roupas e movimentou a comunidade escolar da EMEF Leopoldo Klepker do Bairro Alesgut, em Teutônia. A iniciativa, desenvolvida pela Cooperativa Escolar Cooperales, ocorreu na terça-feira (27/6), nas dependências do educandário, e comprovou a importância de cada um dos princípios citados pelos estudantes.

Diogo Kauã Rodrigues (14), atual presidente da Cooperales, conta que a campanha surgiu como forma de contribuição para a melhoria de qualidade de vida das famílias da escola. “Percebemos ao longo dos anos que alguns alunos não tinham condições de comprar roupas e agasalhos. Então surgiu a ideia de fazer o varal: uma oportunidade para pessoas doarem roupas que não usam e assim favorecer quem precisa”, compartilha.

Além da empatia, o grupo cita o olhar voltado à sustentabilidade. “Algumas roupas seriam, possivelmente, descartadas. E como na cooperativa trabalhamos a questão sustentável, com a campanha transformamos aquilo que seria descartado em benefício para outras pessoas”, salienta Elisiani Dickel Kunzler, professora do educandário há 14 anos.

Dia C

A data para realização do Varal Solidário foi escolhida com propósito importante. Isto porque a ação promovida pela Cooperales tem vínculo direto com o Dia C, celebrado no Dia Internacional do Cooperativismo (1º/7). “Realizamos campanhas ao longo do ano todo, mas acreditamos que esta data é um momento especial para esta ação. Isso porque um dos ensinamentos da cooperativa é o olhar voltado ao “nós”, e não ao “eu”,” explica Elisiani.

Enquanto ação fomentada por uma cooperativa, a campanha está também atrelada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Nos baseamos em todos os objetivos, mas, principalmente no primeiro: erradicação da pobreza. Assim, tentamos solucionar um problema da comunidade”, pontua Diogo.

Ação a parte

Uma das ações realizadas ininterruptamente pela Cooperales é o recolhimento de tampinhas e lacres. Como forma de marcar a data, nesta terça-feira os estudantes realizaram a entrega do material à Liga de Combate ao Câncer de Teutônia. “É uma ação simples para quem doa, mas muito importante para quem recebe”, afirma Diogo. “Sempre sugiro que guardem todas as tampinhas, mesmo que for uma ou duas, porque a soma vai resultar em boas ações”, finaliza a professora Elisiani.

- publicidade -