Boletim de Conjuntura do RS confirma recuperação da agropecuária no segundo trimestre de 2023

Aumento da produção, em especial da soja, veio acompanhado pela redução dos preços agrícolas.

486
Crédito: Polina Tankilevitch / Pexels

A recuperação na produção agrícola do Rio Grande do Sul em 2023, em especial da soja, terá um impacto positivo sobre a atividade, aponta a análise do Boletim de Conjuntura, divulgado nesta terça-feira (11/7) pelos pesquisadores do Departamento de Economia e Estatística (DEE) da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Estado.

Mesmo com a estiagem que afetou o RS no início do ano, a quantidade produzida da oleaginosa deve ser 38,9% maior na comparação com 2022, quando a falta de chuvas provocou perdas mais severas.

O desempenho abaixo do esperado da economia mundial no primeiro semestre e as boas perspectivas para a produção das principais culturas agrícolas explicaram a redução dos preços das commodities agrícolas no mercado internacional no primeiro semestre de 2023.

O movimento apontou para a queda nos preços de alguns dos produtos da pauta de exportações do Rio Grande do Sul, como a soja (-23,8%), o milho (21,9%) e o trigo (25,9%), em relação ao mesmo período do ano passado.

Ainda que permaneça em patamares elevados, a inflação também teve um movimento de queda na maioria das economias mundiais, o que também foi registrado no Brasil.  

- publicidade -