No sábado passado, Estrela foi a capital estadual da cerveja. A 7ª Edição do Festival de Inverno da Cerveja Artesanal, reuniu um público de 3,2 mil pessoas, no Centro Comunitário Cristo Rei. Quinze cervejarias do estado e uma de Santa Catarina (Coruja), totalizando 16 cervejarias, fizeram a alegria de rockeiros e cervejeiros de todo o Estado.
A ACERVA, fundada em 2013, por seis amigos, nasceu do desejo de difundir a cultura cervejeira, e recolocar a região no mapa da cerveja. Promovendo encontros, palestras, cursos, concursos e degustações das mais variadas cervejas, muitas das quais produzidas pelos próprios associados e de outras Associações de cervejas artesanais. Além disso a entidade também busca “o estreitamento dos laços de amizade entre os membros da associação e amigos, além de facilitar o acesso dos cervejeiros artesanais à compra de insumos, equipamentos e literatura relacionada à produção artesanal de cerveja”, destacou Márcio Braun, mestre cervejeiro e um dos fundadores do grupo.
Na edição desse ano, a cervejaria mais distante a participar foi a Coruja, de Forquilhinhas – SC. O evento, tradicional, trouxe muito rock and roll aos participantes, pois o estilo musical é a marca dos amantes da boa cerveja. Bandas regionais dividiram o palco com a banda Acústicos e Valvulados. O vocalista Rafael Malenotti é um apreciador e entusiasta desses festivais e circula frequentemente entre os eventos. Os organizadores ainda destacaram que o feedback foi muito positivo, pela organização, estrutura e formato.
Ao longo do ano, três eventos integram a programação da ACERVA. Segundo Braun “em março Saint Patricks Day, evento aberto, sem cobrança de ingresso, realizado nas proximidades da Escadaria. Em agosto o Festival de Inverno, evento em local fechado com cobrança de ingressos. E em outubro a Oktober Platz, que ocorre sem cobrança de ingressos, realizado próximo a escadaria do Rio Taquari. Eventos assim trazem cervejarias diferentes e públicos de outras regiões, como Caxias do Sul, Porto Alegre, Bento Gonçalves, além das cidades do Vale do Taquari” complementou.
A associação de cervejeiros artesanais, é composta de 30 sócios. Todos têm alguma ligação com a cerveja, sendo produzindo em casa, na sede da associação ou ainda profissionais, que atuam em cervejarias. O foco está no desenvolvimento coletivo desses cervejeiros.