Lajeado ocupa 1º lugar nacional em Acesso à Saúde no Ranking de Competitividade dos Municípios

Município também ocupou 2º lugar estadual geral no mesmo levantamento.

294
Créditos: Imagem Aérea RS / divulgação

Lajeado alcançou o 1º lugar nacional na categoria “Acesso à Saúde” e manteve a segunda posição na classificação geral no Rio Grande do Sul, atrás apenas de Porto Alegre, no Ranking de Competitividade dos Municípios. A quarta edição do ranking, composto por 65 indicadores organizados dentro de 13 pilares temáticos e três dimensões, avaliou dados de 410 municípios com mais de 80 mil habitantes de todo o Brasil.

O ranking tem o objetivo de incentivar a competição positiva entre os municípios, entendida como a busca por melhorar o fornecimento de serviços públicos, atrair empresas, trabalhadores e estudantes para ali viverem e se desenvolverem. O estudo foi realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Gove.

O ranking possibilita identificar, dentro de cada uma de suas três dimensões e 13 pilares temáticos, os pontos fortes e fracos que influenciam a classificação final do município em cada um dos 65 indicadores contemplados.

Na terceira edição do ranking, divulgado em 2022, Lajeado ocupava a 24ª posição a nível geral (que incluía 415 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes), passando, nesta edição, para a 34ª posição (que inclui desta vez 410 municípios). Ainda assim, a cidade manteve a 2ª colocação entre os municípios gaúchos pelo quarto ano consecutivo. Lajeado também ficou novamente entre as onze cidades melhores posicionadas da Região Sul.

Entre os destaques do município no ranking deste ano estão o 1º lugar no indicador de “Acesso à Saúde”, 8º lugar em Inserção Econômica e 20º em Qualidade da Saúde.

Conforme o prefeito Marcelo Caumo, o ranking mostra o potencial da cidade no Estado e o avanço considerável no indicador de acesso à saúde. “Lajeado se mantém, por quatro edições seguidas, na 2ª colocação no Rio Grande do Sul e ficamos muito satisfeitos em ver que os nossos investimentos em saúde estão sendo reconhecidos. Estes números mostram o trabalho conjunto entre comunidade, empresas, poder público e universidade. Nosso desafio é manter estes números para recuperar posições e seguir avançando nos próximos anos”, ressalta.

Ano do rankingNúmero de municípios participantesPosição de Lajedo no ranking – BrasilPosição de Lajeado no ranking – Região SulPosição de Lajeado no ranking – Rio Grande do Sul
202040537º
2021 41130º10º
2022 41524º
202341034º11º

As três dimensões do estudo

– Dimensão “Instituições” é composta por dois pilares: “Sustentabilidade fiscal” (contendo 4 indicadores) e “Funcionamento da máquina pública” (6 indicadores);

– Dimensão “Sociedade” é composta por sete pilares: “Acesso à saúde” (4 indicadores), “Qualidade da saúde” (5 indicadores), “Acesso à educação” (6 indicadores), “Qualidade da educação” (4 indicadores), “Segurança” (5 indicadores), “Saneamento” (7 indicadores) e “Meio ambiente” (5 indicadores);

– Dimensão “Economia” é composta por quatro pilares: “Inserção econômica” (3 indicadores), “Inovação e dinamismo econômico” (8 indicadores), “Capital humano” (3 indicadores) e “Telecomunicações” (5 indicadores).

- publicidade -