Saque Calamidade do FGTS já está disponível para moradores de Lajeado

305

Moradores de Lajeado afetados pela enchente dos dias 4 e 5 de setembro podem solicitar, a partir desta terça-feira (19/9), o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. A liberação deve ser solicitada à Caixa Econômica Federal por meio do aplicativo de celular FGTS.

Os moradores das áreas atingidas no município, conforme os endereços identificados pela Defesa Civil Municipal, podem solicitar o saque até o dia 6 de dezembro de 2023. É necessário possuir saldo em uma conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo no período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.

Ao fazer a solicitação, o beneficiário poderá indicar uma conta do próprio banco ou de qualquer outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.

Auxílio para o saque

Além do saque pelo aplicativo, os servidores da Caixa estão disponíveis na agência Agro, localizada na avenida Benjamin Constant, número 341, próximo ao Colégio Madre Bárbara, para auxiliar os moradores de Lajeado a realizar o saque de FGTS por calamidade.

A Prefeitura de Lajeado realizou um levantamento de nome de ruas e logradouros de imóveis atingidos pela cheia. A partir deste relatório, a Caixa liberou o saque aos atingidos. Clique aqui para conferir a lista de ruas e logradouros cujos moradores podem sacar o benefício.

Como sacar:

– Se você ainda não tem o programa do FGTS, faça o download do app. Para isso, pesquise na loja de aplicativos do seu celular e baixe o programa;

– Abra o aplicativo, insira as informações de cadastro. Caso ainda não tenha, acesse a opção “Meus saques” e selecione “Outras situações de saque”, depois “Calamidade pública” e preencha com “Lajeado”;

– Encaminhe os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;

– Selecione a opção para creditar o valor em alguma conta bancária (podendo ou não ser da Caixa) e envie a solicitação de saque;

– O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

Informações sobre a documentação:

– Carteira de Identidade, carteira de habilitação e passaporte;

– Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.

– Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).

Antecipação do Bolsa Família

O Governo Federal e a Caixa anteciparam o pagamento do programa Bolsa Família a 97 municípios do Rio Grande do Sul atingidos por ciclone. Os beneficiários tiveram o pagamento antecipado para a segunda-feira, 18/09, independentemente do final do NIS.

As famílias que recebem o benefício pelo Caixa Tem, em conta Poupança Social Digital, poderão movimentar os valores pelo aplicativo, sem necessidade de ir até uma agência.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui