Projeto Marias, desenvolvido no Presídio Feminino de Lajeado, é finalista do Prêmio Educação RS 2023

Projeto de extensão é desenvolvido pela Univates, através de professores e alunos.

497
Crédito: Divulgação

O projeto de extensão “Marias: Corpo e Linguagem na Instituição Prisional”, desenvolvido pela Univates no Presídio Estadual Feminino de Lajeado, é finalista do 26º Prêmio Educação RS. O prêmio é promovido pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS), com vistas a estimular e valorizar os profissionais, instituições e projetos comprometidos com o ensino de qualidade e com a construção da cidadania.

A Comissão Julgadora divulgou, na segunda-feira (2/10), os três finalistas de cada uma das categorias ‒ profissional, projeto e instituição. Professores associados ao Sinpro/RS podem participar da votação on-line até o dia 11 de outubro e indicar quais serão os laureados com a estatueta Pena Libertária. A solenidade de premiação será realizada no dia 20 de outubro, em Porto Alegre.

Saiba mais

O projeto de extensão Marias é coordenado pela professora doutora Silvane Fensterseifer Isse e tem como objetivo contribuir para a humanização, o cuidado e a socialização das mulheres privadas de liberdade, bem como para a qualificação das suas relações interpessoais. Além disso, busca auxiliar na formação acadêmica e humana de estudantes e docentes, através da interação com a instituição prisional e com as histórias de vida das mulheres participantes.

Estudantes diplomados pela Univates e membros da comunidade também são voluntários do Marias. O projeto tem como base a utilização das linguagens corporal e artística como dispositivo de intervenção. Nesse sentido, dança, jogo, fotografia, poesia, música, entre outros constituem-se em saberes e práticas a serem desenvolvidos com a comunidade prisional.

- publicidade -