O evento Mulheres & Negócios foi realizado na segunda-feira (2/10) à noite, no Garden Eventos, em Lajeado. Promovida por Graziela Muniz e Bárbara Bottoni, a programação focada em negócios contou com rodadas de networking, talkers, palestra com Andrea Feine, exposição de produtos e serviços.
Graziela Muniz, da Pipocando Marketing, destaca o sentimento de gratidão e alegria por mais um encontro de celebração entre as mulheres. Relata que é lindo perceber como as mulheres saem diferentes do que entraram. “Algumas chegam tímidas e, após as conexões, saem visualizando sua participação no palco na próxima etapa”, explica.
O evento contou com a participação de 17 talkers. Cada empreendedora deixou uma mensagem, contou sua história ou trouxe dicas no palco. A mastercoach Gabriela Jacinto foi uma das talkers e facilitadoras do evento. Ela destaca que “participar de eventos que fomentam o empreendedorismo feminino e seu protagonismo auxiliam a reforçar a caminhada num mundo ainda pouco reconhecido até pelas mulheres. Essas conexões quando bem trabalhadas posteriormente podem gerar grandes parcerias e resultados”
Uma das inovações do evento foi a entrega do Livro das Conexões, com o contato das talkers e de todas participantes. “É um material exclusivo e inovador, que busca facilitar a conexão entre as mulheres após o encontro”, explica Barbára Bottoni, da Attuale Comunicação.
Nas duas rodadas de negócios, cada mesa teve uma facilitadora, que cronometrou o tempo e mediou o diálogo entre as participantes. Mais de 100 mulheres participaram do encontro e cada uma teve um minuto para apresentar seu negócio e estabelecer novas conexões.
Gestão na prática: “precisamos simplificar as coisas”
A CEO Andrea Feine foi a palestrante da noite. Na bagagem trouxe sua caminhada de vida e muitas dicas de gestão. Com simplicidade contou momentos importantes da sua trajetória pessoal e profissional e inspirou as mulheres a acreditarem nos seus projetos.
Falou sobre os desafios das empresas familiares e explicou como foi planejado o processo de sucessão dentro da empresa. O filho, que atua na empresa, está sendo preparado para assumir como CEO daqui a três anos, quando Andrea passará a integrar o conselho.
A empreendedora também falou sobre a importância de delegar atividades e dar autonomia para a equipe, treinar as pessoas e valorizá-las com ações práticas, para que se sintam bem e felizes na empresa. A clareza da comunicação e a transparência nos processos destacou como fundamentais para simplificar a gestão.