Chuva volta a partir desta sexta-feira e traz alerta de transtornos

765
Chuva está de volta ao Rio Grande do Sul / Crédito da foto: Nur Andi Ravsanjani Gusma / Pexels

A sexta-feira (27/10) começou ensolarada, mas o sol não permanece por muito tempo. Mais um episódio de fortes chuvas começa a se formar no sul do país. Conforme a Metsul Meteorologia, os estados mais castigados, desta vez, devem ser Santa Catarina e o Paraná. Mas as instabilidades vão avançar também sobre o Rio Grande do Sul, embora com menos intensidade.

No Vale do Taquari, conforme o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Univates, a instabilidade já começa a chegar na tarde desta sexta. Com isso, as condições ficam favoráveis para pancadas de chuva, que podem ser fortes e há risco de temporais, com rajadas de vento e raios. A temperatura varia de 13ºC a 28ºC. O acumulado de chuva deve ficar entre os 15 milímetros.

E a chuva seguirá no fim de semana, com mais intensidade no sábado (28/10). De acordo com o NIH, o dia fica parcialmente nublado, com muitas nuvens e podem ocorrer pancadas de chuva a qualquer momento. Há chance de temporais acompanhados de rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo, principalmente durante a madrugada e manhã. Não se descarta períodos de breve melhorias com o sol aparecendo. A temperatura fica amena, variando entre os 17ºC e 25ºC.

Os acumulados de chuva devem ficar em 29 milímetros. Mas atenção, tanto a Metsul, quanto o NIH, alertam que a região das cabeceiras do Rio Taquari podem ter chuvas volumosas, o que coloca a região em alerta para possíveis transtornos.

O tempo deve começar a melhorar no domingo (29/10), com a volta do sol. Porém, também ocorrem períodos de maior nebulosidade, e não se pode descartar a ocorrência de alguma garoa isolada e passageira. Vai fazer calor no domingo, o dia começa agradável, com mínima de 19ºC, mas a a tarde pode chegar a 31ºC.

- publicidade -