Rio Taquari estabiliza e começa a baixar em Estrela

972

O Rio Taquari começa a apresentar tendência de queda na medição feita em Estrela. O pico da água foi atingido às 7h, com 28m94cm em Estrela. Na última medição, às 9h, a marcação foi de 28m88cm. Em Lajeado, a medição também indica redução, a última medida, às 9h, indicava 28m88cm, 4cm a menos que na hora anterior.

O Rio Taquari sofre com nova cheia após chuvas intensas e temporais que iniciaram ainda na sexta-feira (17/11), à noite. E seguiram por toda madrugada e manhã de sábado (18/11). O rio sofreu com duas grande vazões de água. A primeira, em decorrência das chuvas persistentes ao longo da semana. A segunda, em decorrência das chuvas que iniciaram na sexta, chegou ao rio que já estava saturado e fora da calha, causando nova enchente de grandes proporções.

Ainda no início do sábado, os municípios emitiram alerta de havia projeção da cheia ser semelhante ou maior que a de setembro, quando o rio alcançou mais de 30m, com forte enxurrada que causou destruição e mortes. Em seguida, o alerta foi confirmado pelo governo do estado. A tendência era de que o volume de água pudesse ser semelhante, embora o rio subisse mais devagar e sem causa uma enxurrada tão devastadora quanto a de setembro.

O pico não chegou a atingir a cota da enchente história de setembro, mas causou diversos danos, transtornos e a retirada de muitas famílias de suas residências em todos os municípios cortados pelo rio. Com o rio ainda alto, os bloqueios causados por ele seguem, bem como as família continuam fora de suas casas.

- publicidade -