Governo Federal confirma R$ 8,8 milhões para radioterapia do Hospital Bruno Born de Lajeado

Com a conquista, o setor de Oncologia do hospital passa a se equiparar com os melhores centros de tratamento do país.

1137
Crédito: Divulgação / Hospital Bruno Born

O ministro Paulo Pimenta anunciou, na quinta-feira (28/12/24), um novo acelerador linear para a realização de tratamentos de radioterapia no Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado. O recurso veio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal via Ministério da Saúde. O equipamento foi avaliado em R$ 8,8 milhões e deve entrar em operação ainda em 2024, substituindo o anterior utilizado na casa de saúde, instalado em 2005.

“É um compromisso do presidente Lula de ampliar a capacidade de atendimento e valorizar o SUS. O Hospital Bruno Born é referência na macro-região e a ampliação do atendimento em oncologia é prioridade para o Governo Federal”, destacou Pimenta.

O novo acelerador se soma a outro, instalado em 2022. Com eles, o setor de Oncologia do HBB passa a se equiparar com os melhores centros de tratamento do país, com resultado de cura muito superior a equipamentos mais antigos. “Serão todos beneficiados com este avanço tecnológico, que permitirá o atendimento de um número maior de pacientes”, destacou Cristiano Dickel, diretor-executivo do hospital.

- publicidade -