Estrela abre a programação alusiva ao bicentenário da imigração alemã  

O lançamento de uma programação que faz homenagem à cultura germânica é motivo de orgulho aos envolvidos e a todas as cidades do Vale do Taquari.

1240
Crédito: Lucas Leandro Brune

Durante o ano de 2024 o município de Estrela planeja diversas ações em comemoração aos 200 anos da imigração alemã no Brasil. A abertura oficial da programação será nesta sexta-feira (23/2) no Lar do Jovem, junto à Comunidade Luterana, a partir das 19h, e contará com um jantar típico alemão, além de uma programação repleta de atividades que prometem transportar os participantes para as raízes da cultura germânica.

O secretário do  Turismo, Cultura e Lazer  de Estrela, Joel Mallmann e o representante dos Grupos folclóricos de Estrela, Andreas Hamester detalham a programação das comemorações. O lançamento de uma programação que faz homenagem à cultura germânica é motivo de orgulho aos envolvidos e a todas as cidades do Vale do Taquari. O secretário reforça que a região é fortemente influenciada pela cultura alemã e essa será uma homenagem aos 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes ao Brasil.  

“Os imigrantes que vieram para cá, foram os pioneiros a organizar Estrela como uma vila. Depois, Estrela como município. E nos dias de hoje nós ainda sentimos de forma nítida, a herança deixada por esses imigrantes.” Detalha, Joel. O evento é contínuo e se estende por todo 2024. Conforme os organizadores, todos os meses contarão com ações Uma delas já é executada desde 2023, que é o ensino de língua alemã promovido pela administração municipal.

Para Andreas, a programação tem como objetivo mobilizar lideranças ligadas às mais diversas manifestações culturais. Em diálogo com outras cidades que também realizam homenagens ao bicentenário da imigração, Andreas chama atenção para o apanhado histórico a partir de historiadores de Estrela no sentido de trazer à superfície as dificuldades, as memórias e todo contexto vivido pelos primeiros munícipes, sobretudo, a diversidade das pessoas que aqui se instalaram no Vale do Taquari há décadas.  

“E isso tem um porquê, nenhuma região é igual a outra. Muitas semelhantes sim, a região dos italianos, porque ano que vem vai se comemorar também os 130 anos da imigração italiana, mas agora nós estamos nos 200 anos da imigração alemã. A ideia é fazer com que as pessoas não tenham vergonha de falar o alemão, mas que a  gente possa falar com tranquilidade, que a gente possa contar a nossa história.” 

Valorizar, aprender, cultivar e respeitar todos os ensinamentos daqueles que aqui estiveram na construção das cidades. Essa é a proposta da programação relacionada aos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil, organizada em Estrela. A programação se estende por todo ano e conta com diferentes atividades como concurso fotográfico, exposições, literatura, festas tradicionais e muito mais.

Confira a entrevista na íntegra:

- publicidade -