Menino teutoniense Theodoro Lappe realizará cirurgia nesta quarta-feira

Menino luta contra câncer agressivo desde agosto de 2023.

748
Crédito: Arquivo Pessoal

O menino Theodoro Lappe, prestes a completar 3 anos, foi internado nesta terça-feira (27/2) em Porto Alegre e realizará cirurgia às 6h30 desta quarta-feira (28/2). Inicialmente seriam removidos o rim e o baço, buscando eliminar as células cancerígenas do corpo do menino.

Porém, segundo o pai Maiquel Carvalho Lappe, na segunda-feira (26/2) foi realizada uma ecografia que indicou que o câncer havia se espalhado por parte do fígado, pâncreas e estômago. “Mas os médicos só saberão o quanto será preciso retirar no momento da cirurgia”, explica.

Em agosto de 2023, o menino foi diagnosticado com neuroblastoma metastático em estágio 4. O tratamento com o medicamento a ser usado após a cirurgia, no entanto, custa cerca de R$ 1,78 milhão, e o caso gerou comoção regional. Por isso, os pais Maiquel e Tatiana Carvalho Lappe foram à justiça para obter o remédio junto ao Governo Estadual, após o falecimento de outra criança internada no Hospital Geral de Caxias do Sul com a mesma doença.

O remédio, chamado de Qarziba, não veio para o menino. No entanto, a justiça autorizou a compra do medicamento, que chegou ontem a Teutônia. Inicialmente, foram entregues 10 ampolas, e nos próximos dias chegarão mais 10.

A medicação foi entregue aos pais, que comemoram a vitória. “Estamos muito felizes mas, ao mesmo tempo, com os corações apertados. Pedimos as orações de todos vocês”, revela Tatiana.

Após a cirurgia, o menino precisará realizar um transplante de medula autólogo (dele para ele mesmo). Após, deverá iniciar o tratamento medicamentoso. O tratamento completo deve durar cerca de 5 anos.

Na manhã desta terça-feira, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a escolta do medicamento de Teutônia até o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, devido ao alto valor do medicamento e à necessidade de transportá-lo com rapidez e segurança. O pedido foi feito pelos pais da criança. O pai do menino ressalta: “Só tenho a agradecer aos policiais, que colocam sua vida em risco para salvar a vida de outros.”

- publicidade -