Primeiro curso da Univates, graduação em Letras completa 55 anos

Curso criado para atender à demanda regional já diplomou 1.184 pessoas

667
Crédito: Divulgação/AI Univates

O curso de graduação em Letras da Universidade do Vale do Taquari – Univates completa 55 anos neste mês. Foi em 10 de março de 1969 que iniciaram as atividades do curso presencial em Lajeado, à época como extensão da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O curso de Letras ofertado pela Instituição inaugurou o Ensino Superior na região, tendo a primeira turma realizado sua formatura em 1972

Sendo a Univates uma instituição de natureza comunitária, o curso foi criado para atender aos anseios da comunidade regional. Na época, os estudantes buscavam qualificação, mas tinham as relações afetivas e o trabalho como prioridade. Mudar para grandes centros não era uma opção viável, e, assim, a possibilidade de realizar uma graduação em Lajeado atraiu uma centena de inscritos já no primeiro vestibular. Na época, a geografia da região era diferente, e diversos municípios, hoje emancipados, faziam parte do território de Lajeado, como Santa Clara do Sul, Sério, Canudos do Vale e Forquetinha.

As aulas da primeira turma foram realizadas no Colégio São José (atualmente Escola Estadual Presidente Castelo Branco) e na Escola Normal Madre Bárbara (hoje denominada Colégio Madre Bárbara). Com o passar dos anos, a estrutura da Universidade foi construída e o curso também passou por mudanças didático-pedagógicas importantes.

A criação do curso de graduação em Letras teve um impacto significativo na formação de professores na região do Vale do Taquari. Desde o início das atividades, mais de 1,1 mil pessoas foram diplomadas, e atualmente o curso presencial de licenciatura em Letras – Português e Inglês é reconhecido como o melhor do Brasil no conceito Enade. O curso recebe estudantes de mais de 20 municípios gaúchos e reforça, por meio de diferentes práticas, a importância da linguagem e da educação como uma ferramenta para aproximar pessoas e transformar o mundo.

De acordo com a professora Fabiane Olegário, coordenadora do curso de Letras – Português e Inglês, o reconhecimento do melhor curso do Brasil no conceito Enade é um motivo de muito orgulho e alegria. “Um resultado que reflete o trabalho coletivo e o comprometimento com a educação do nosso Vale. Atuar na formação de futuros professores nos leva a acreditar na premissa de que o processo educativo é capaz de transformar as pessoas, o que nos possibilita colaborar na construção de uma sociedade mais justa, democrática e plural”, destaca.

Primeira turma de Letras

Em dezembro de 2022, a Univates celebrou os 50 anos da primeira formatura do Ensino Superior no Vale do Taquari. Os diplomados da turma de 1972 participaram de um evento no Teatro Univates, que também contou com a presença da reitora da Instituição, Evania Schneider, e do presidente da Fundação Univates, Ney José Lazzari.

Na ocasião, Beatriz Rizzi lembrou da alegria de ser a primeira em sua família a completar o Ensino Superior. “Foi aqui que a gente adquiriu conhecimento para prosseguir na vida profissional. A gente teve bons professores e sempre teve a acolhida necessária. Saímos preparados, mas buscando mais conhecimento. É impressionante o crescimento e o papel de destaque na região que tem uma instituição de Ensino Superior como a Univates, que sempre tratou a educação com muita seriedade e competência”, afirmou durante o evento.

Marisa Martins, que se formou na Univates e mais tarde foi professora do curso de Letras, ressaltou que o pioneirismo também implicou desafios para a primeira turma. “Todos saímos daqui modificados e excelentes professores. Estamos aqui 50 anos depois para celebrar e olhar um nos olhos do outro e perguntar se valeu a pena. E eu digo que sim, valeu a pena. Lembraremo-nos para sempre desta celebração”, disse Marisa.

Roque Danilo Bersch, um dos diplomados da primeira turma, passou a ocupar o quadro docente da Instituição, além de estar envolvido em grandes projetos da Univates até 2020. Em 2022 ele recebeu o título honorífico de Professor Emérito.

Professor do Amanhã

Para 2024, a novidade é o programa Professor do Amanhã, que incentiva a formação docente em cursos de licenciatura e fortalece a educação básica no Rio Grande do Sul. O programa é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), em parceria com as universidades comunitárias gaúchas.

“Temos muitos motivos para celebrar! Além de uma procura maior pelo curso de Letras – Português e Inglês em relação aos semestres anteriores, nosso curso foi contemplado com 46 bolsas de estudo concedidas pelo programa Professor do Amanhã, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Serão 46 futuros docentes que, além de não precisarem pagar mensalidade, receberão um valor de R$ 800,00 mensais como bolsa permanência. Estamos muito felizes com esta conquista!”, celebra Grasiela Kieling Bublitz, professora dos cursos de Letras e Pedagogia e coordenadora institucional do programa Professor do Amanhã.

- publicidade -