Westfália comemora 28 anos com monumento em homenagem a Henrique Üebel

Herbert Üebel, filho do "homem-orquestra" esteve presente na cerimônia de inauguração da obra.

2833
Crédito: Ariana de Oliveira

Desde o início do mês de março, Westfália celebra o aniversário de 28 anos de emancipação com inúmeras atividades para públicos diversos. Teatro, danças, rodeio, coral, caminhadas, corridas, passeio ciclístico e prova de MTB, além do primeiro Encontro de Carros Antigos fizeram parte da programação da cidade nas últimas semanas.

E neste domingo, 24 de março, é o dia oficial que marca a emancipação política de Westfália. O ato solene de homenagem ao aniversário, não poderia ser outro a não ser uma homenagem a Henrique Üebel com a inauguração de um monumento com seu nome. A obra foi realizada pelo escultor José Cristóvão Batista, de Lages/SC. Com a participação da comunidade e das autoridades políticas locais, a inauguração ocorreu às 9h.

O homenageado Henrique Übel, ou “Homem-Orquestra”, nasceu na  Linha Schmidt, distrito de Estrela, hoje município de Westfália. Ele consagrou-se pelo dom musical e aos 27 anos fundou uma orquestra com sete instrumentos em um só agrupamento. Gaita de  boca, flauta, acordeon, pistão, escaleta, bumbo e pratos eram executados pelo músico ao mesmo tempo. Este aparelho está no Museu de Teutônia que carrega também o seu nome.

No momento, estiveram presentes  os parentes de Henrique, como o filho Herbert Üebel. Acompanhado de outros familiares, Herbert falou ao público um pouco da história do pai, que foi um fenômeno reconhecido mundialmente. 

Familia Üebel reunida para o ato solene – Ariana de Oliveira

Com 86 anos de idade, o filho lembra claramente quando o talento exclusivo de seu pai foi reconhecido em uma viagem que fizera para Alemanhã. Viagem que rendeu uma exibição exclusiva em emissoras do país. 

Emocionado, assim como os demais parentes, agradecem o amor e a memória em relação ao seu pai, que nas palavras dele “é o grande exemplo”. 

Herbert Üebel, filho do “Homem dos sete instrumentos” – Ariana de Oliveira

O monumento é uma homenagem ao músico e uma forma de comemorar e celebrar a história do município. Ele está localizado junto ao Centro administrativo a cidade.

Além desta homenagem, Westfália celebrou a passagem de mais um ano com a inauguração do Memorial das Soberanas, com encontro das cortes que fazem parte da história do Município. Também no centro administrativo, a exposição traz as peças, vestimentas e imagens das que já foram soberanas da cidade.

- publicidade -