Uma família gigante quer compartilhar amor, colo, conexão e sabor

1498
Bolos com mensagens para o dia das mães / Crédito: Carla Beckmann

Um desejo, uma ideia, várias ideias, uma decisão em conjunto. Uma pequena iniciativa tomou uma proporção gigante e está engajando muitas famílias com um desejo em comum: deixar o Dia das Mães de mães afetadas pela enchente um pouco menos triste. Tudo começou em grupo de sete amigas em Teutônia. Hoje são dezenas de famílias engajadas para finalizar, com amor, cuidado e carinho, a produção de bolos que serão entregues neste domingo (12/5) em cidades atingidas pelas enchentes. A ideia é fazer bolos caseiros, de diferentes sabores e receitas, embalando em fatias para presentear o maior número de mães.

O grupo de voluntárias começou da relação de amigas que tinham em comum o interesse de ajudar de alguma maneira as pessoas da enchente. Algumas iniciaram com limpeza, outras com a ideia de preparar lanches e, juntas, as ideias foram se aperfeiçoando. Sete meninas começaram fazendo sanduíches no domingo (5/5) de manhã, com recursos próprios e doação de amigos, inclusive de outras regiões do país, e fora dele também.

Magali Griebeler destaca que o dia iniciou com o preparo dos sanduíches, além da entrega de cucas, bolachas, frutas e água. O grupo se deslocou a Estrela, onde foi orientado a ir direto nos bairros afetados. “Encontramos pessoas desabrigadas pelas ruas e íamos entregando no caminho mesmo. Vimos muitos voluntários ajudando na limpeza, acampamentos de marmitas sendo preparadas e mais pessoas levando água e comida. No fim da nossa ação, quando nossos sanduíches acabaram, ficamos com a sede de fazer mais, e assim nos direcionamos até o Atacadão para comprar alimentos e, no próprio estacionamento do mercado, preparamos mais sanduíches, e seguimos na entrega durante a tarde”, relata.

Como a maioria das envolvidas na ação eram mães, e pensando nas emoções que todas deveriam estar vivendo, começaram a pensar em alguma ação para este dia especial. A ideia inicial era entregar flores e bombons, mas compartilhando com o grupo maior, decidiram preparar algo especial que alimentasse a alma e também as necessidades reais de fome nesse momento, produzindo bolos.

Uma ideia foi alimentando outras e elas decidiram envolver os próprios filhos para fazer cartões para estas mães. Ao compartilhar com os amigos, a rede foi aumentando e também surgiu a ideia de envolver as escolas. Já são mais de 450 cartões confeccionados pelas crianças.

Hoje são 13 envolvidas no grupo diretamente, e mais de 100 famílias na produção de bolos. “Uma família gigante de pessoas querendo compartilhar amor, colo, conexão e sabor. Provavelmente passaremos de 1.500 fatias de bolo para entregar nos abrigos das cidades vizinhas e em Teutônia também”, relata a voluntária.

Como as mães ficam bem quando as crianças estão bem, hoje a ação pretende levar alegria às crianças. Algumas voluntárias irão fantasiadas para brincar com os pequenos, e foram arrecadados doces. “Queremos também levar música com o objetivo de acalentar a alma de quem ouviu tanto barulho de destruição, e nesse momento também precisa ouvir sons de fé e esperança”, destaca a representante do grupo.

O momento de tanta destruição se tornou de muita partilha, onde não somente bens são compartilhados, mas ideias, que se somam e se transformam em rede e podem transformar vidas. Ações que podem alimentar muito além de barrigas vazias, levando esperança, novos sonhos e novas vidas. ”O objetivo principal é dar força para quem precisa de tanta coisa. É lindo ver o bem ser maioria. É inspirador poder fazer algo. Por mais que pareça pouco para ajudar alguém, qualquer movimento nesta direção é gigante e gera um movimento ainda maior de solidariedade e esperança para esse mundo, que tantas vezes parece tão perdido”, finaliza Magali.

Como ajudar

Os pedaços de bolo devem vir embalados e com a data de fabricação. As doações devem ser entregues até hoje (11/5) ao meio-dia, nos seguintes pontos de coleta:

* Bairro Languiru

– voluntária Luana Teles, na Rua Guilherme Brust, nº 724, ap. 101, em cima da Clínica Bless

– voluntária Magali Griebeler, na Rua João Basílio Lavrinenco, nº 861, ap. 504, em cima da Loja Dindo e Dinda

* Bairro Teutônia

– voluntária Daiane Bruxel, na Rua Carlos Schwambach Filho, nº 252 (fundos Denteck e próximo ao depósito da Certel)

– voluntária Taís Altmann, na Rua Pedro Schaeffer, nº 390, casa 13, Residencial Teutônia

* Bairro Alesgut

– voluntária Mirian Griebeler, na Rua Trancredo Neves, nº 444

* Bairro Canabarro

– voluntária Sabrina Magalhães, na Rua Edmundo Carlos Berwing, nº 781, perto da Calçados Beira Rio

- publicidade -