Contagem regressiva para oficializar os candidatos

Convenções partidárias começarão dia 20 de julho para apontar quem vai concorrer

799
Crédito: Divulgação/ TSE

Faltam 35 dias para a abertura do prazo de convenções partidárias com vistas às escolhas definitivas dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Os partidos podem realizar os encontros a partir do dia 20 de julho e o prazo se esgota em 5 de agosto. As próximas semanas serão decisivas para a elaboração de pesquisas e estratégias de convencimento dos melhores nomes.

O cenário de Teutônia encaminha-se para a definição dos concorrentes no pleito deste ano. Os pré-candidatos a prefeito estão apontados, mas todos querem saber quem serão os pré-candidatos a vice-prefeito. A nominata de candidatos a vereador ainda oscila bastante e as listas definitivas sairão somente após a convenção.

O Partido dos Trabalhadores (PT) é o único com a dobradinha encaminhada. As demais chapas tem o pré-candidato a prefeito publicamente lançado, todavia o nome do pré-candidato a vice ainda não foi divulgado. A tendência da maioria é sacramentar nas convenções municipais. E o pré-candidato Paulo Schneider (Podemos) também deve ter suas definições nas próximas semanas.

ALINE RÖHRIG KOHL (PL)

A atual vice-prefeita foi anunciada como pré-candidata a prefeita pelo Partido Liberal (PL). A filiação de simpatizantes e pessoas identificadas com a ideologia de direita se intensificou. Diferentes filiados são cotados para compor a chapa majoritária, que tende a ser pura. “Ainda não temos definido. Estamos conversando”, diz a presidente Alana Gausmann Flores.

Crédito: Arquivo Pessoal

CARLOS RENATO DREYER (PT)

A única dupla pré-definida é do Partido dos Trabalhadores (PT). A chapa pura tem Carlos Renato Dreyer como pré-candidato a prefeito e Júlia Dörr como pré-candidata a vice-prefeita. Ambos deverão ser oficializados na convenção partidária, junto com a listagem de candidatos a vereador.

Crédito: PT / Divulgação

CELSO ALOÍSIO FORNECK (PDT)

O atual prefeito Celso Aloísio Forneck foi anunciado como pré-candidato à reeleição pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). As alianças com Podemos e PSB estão bem encaminhadas. O nome do vereador Vitor Ernesto Krabbe (PDT) aparece como pré-candidato a vice-prefeito mais cotado para ser o companheiro de chapa.

Crédito: Arquivo Pessoal

JONATAN BRÖNSTRUP (PSDB)

O ex-prefeito Jonatan Brönstrup (2017-2020) é o pré-candidato a prefeito de Teutônia pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Diferentes nomes foram ventilados para compor a chapa: Hélio Brandão (PSDB), Vitor Lermen (União Brasil), Dinarte Brandão, Flávio Tiggemann e inclusive o ex-prefeito Silvério Luersen, que trocou o PDT pelo União Brasil.

Crédito: Arquivo Pessoal

RENATO AIRTON ALTMANN (PSD)

O ex-prefeito Renato Airton Altmann (2009-2016) está definido como pré-candidato a prefeito pelo Partido Social Democrata (PSD). O vereador Evandro Biondo (MDB) é o mais cotado para compor a chapa como vice-prefeito. Todavia, o grupo político deverá oficializar os nomes somente na convenção, sem anúncio ou evento prévio de lançamento das pré-candidaturas.

Crédito: Arquivo Pessoal

TSE alerta!

Partidos e federações poderão realizar, entre 20 de julho e 5 de agosto, convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

- publicidade -