Eleitores podem cobrar Juvir Costella sobre descaso com a ERS-419

Deputado estadual aumentou mais de 700% sua votação no G7, mas ainda não cumpriu anúncio feito há mais de 2 anos

839
Forneck (e), Vânia, Fontana e Oliveira: previsão é de três meses de obras, com início projetado para fevereiro de 2023 / Crédito: Lucas Leandro Brune

A votação de Juvir Costella (MDB) para deputado estadual aumentou mais de oito vezes de 2018 para 2022 nos municípios do G7. O salto de 722% deve-se ao trabalho dos políticos locais, especialmente de Imigrante e Poço das Antas. O anúncio de recursos para recuperar a ERS-419 pode ter influenciado diretamente na Terra do Kerb.

Em 25 de fevereiro de 2022, ainda sob uso de máscara e às vésperas de mais um período eleitoral, Juvir Costella apontou R$ 3 milhões para a recuperação da ERS-419, via Programa Avançar. Líderes de Poço das Antas acompanharam o ato do então secretário de Logística e Transportes, no primeiro mandato de Eduardo Leite (PSDB).

Em 20 de janeiro de 2023, o assessor direto de Costella, Elton Fontana, e o engenheiro da 11ª Unidade de Conservação (UC) do Daer, Fabiano de Oliveira, foram cobrados pelos prefeitos de Teutônia e Poço das Antas em reunião do G7. Fontana e Oliveira prometeram prioridade na obra tão logo “abrisse o orçamento financeiro de 2023”. O ano já virou e a promessa não foi cumprida.

Em 7 de julho de 2023, o Daer executou a recuperação pontual de aterro da ERS-419 nas imediações do campo do Cruzeiro, no Bairro Languiru – Teutônia. O talude registrou escorregamento em 2022 e a situação piorou após a enchente do Arroio Boa Vista em 16 de junho de 2023.

As históricas enchentes de setembro e novembro de 2023 no Vale do Taquari possivelmente “mudaram as prioridades” e os recursos anunciados do Avançar devem ter sido redirecionados. A catástrofe ambiental de maio de 2024 criou ainda mais problemas estruturais no Estado.

Até hoje o dinheiro não foi liberado e a obra não está executada. Sim, atualmente, a rodovia é “café pequeno” diante de pontes e estradas a reconstruir por todo o Estado. Todavia, se a recuperação da 419 tivesse sido executada no período programado, certamente hoje estaria em boas condições, reduziria a necessidade de intervenções e evitaria as críticas da comunidade.

Os prefeitos de Teutônia, Celso Aloísio Forneck (PDT), e de Poço das Antas, Vânia Brackmann (PDT), já cansaram de encaminhar pedidos e ouvir explicações. Ambos não escondem a decepção com a “enrolação” do Estado.

Comitiva de Poço das Antas participou de anúncio feito por Juvir Costella (c) / Crédito: Divulgação

Prejuízos aos usuários

Semanalmente, surgem relatos de motoristas com pneus furados e mecânica de veículos seriamente afetada pelas crateras escancaradas da ERS-419. Os condutores e proprietários até o momento não acionaram o Estado na Justiça para reaver os prejuízos.

A rodovia foi construída e inaugurada no governo de Alceu de Deus Collares (PDT), entre 1991 e 1994, com o então secretário Matheus Schmidt. À época, os prefeitos Silvério Luersen (Teutônia) e Sílvio Pedro Schmitz (Poço das Antas) também eram filiados ao PDT. Desde então, a estrada não recebeu obras de recuperação da infraestrutura, apesar do aumento de fluxo e de carga, especialmente após a inauguração do Frigorífico de Suínos em 2012.

Crescimento na votação

Em Imigrante, Juvir Costella foi o segundo deputado estadual mais votado em 2022, atrás apenas do colega de bancada Vilmar Perin Zanchin. Saltou de zero voto em 2014 para 25 no pleito de 2018, e alcançou 181 votos na eleição geral de 2022.

Em Poço das Antas, Costella também ficou em segundo lugar no último pleito, atrás de José Scorsatto (PDT). O emedebista fez 207 votos na Terra do Kerb. Difícil não creditar essa elevação exponencial aos anúncios feitos para a ERS-419.

LEIA MAIS

* R$ 3 milhões anunciados para recuperar a ERS-419

* Recuperação da ERS-419 será prioridade

* Recuperação do talude na ERS-419

- publicidade -