3º Concerto de Inverno acontece amanhã

470
Concerto ocorre nesta quinta-feira e visa homenagear a imigração alemã / Crédito: Divulgação

A Orquestra Gustavo Adolfo Univates apresenta a 3ª edição do Concerto de Inverno 2024 nesta quinta-feira (11/7), no Teatro Univates. O espetáculo “Retratos” celebra os 200 anos da imigração alemã no Brasil. Serão 48 músicos acompanhados por cantores, atores e bailarinos, que contarão fragmentos desta história de coragem e perseverança. O espetáculo tem início às 20h e o público poderá apreciar um repertório de músicas populares alemãs e de obras renomadas e clássicas.

Cronograma

A noite começa com uma homenagem aos imigrantes alemães que construíram suas vidas no Brasil. “James Polka” é a primeira peça a ser tocada, acompanhada por gaiteiros iluminados e criando referência ao tempo festivo.

A segunda cena, intitulada “A Partida”, traz a angústia e a esperança dos imigrantes, representada por uma mãe que observa a partida de seus entes. A canção “Auf Wiedersehen”, seguida por “Bastardos Inglórios” e “Danke Schön”, reforça a emoção deste momento.

Na cena “A Travessia”, um casal reflete sobre as dificuldades enfrentadas na viagem ao Brasil. A tensão e a incerteza são intensificadas pelas músicas “O Fortuna” e a “Sinfonia nº 5”, de Beethoven.

A primeira impressão dos imigrantes ao se depararem com as terras brasileiras será retratada em “A Chegada”. A esperança e a determinação são temas centrais desta cena, acompanhados pelas músicas “Heimatlos/Heimweh” e “Fang das Licht”.

Os “Legados Culturais” são celebrados na cena seguinte, onde jovens atores representam a continuidade das tradições alemãs no Brasil. A dança, música e a culinária serão destacadas, terminando na performance de “Tanzen mit Andenken” e “Oh! Isabela”.

Reunindo todos os personagens em um tributo à resistência e à resiliência dos imigrantes alemães, acontece a cena “O Cenário da Vida e os 200 anos”. O concerto encerra com a “Sinfonia nº 40”, de Mozart, e um bis com “Hallelujah”, de Händel.

Segundo o maestro regente Astor Jair Dalferth, este será “um dos espetáculos mais completos e alusivos ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil”, contemplando os sentidos, o coração e a alma, além de ser uma oportunidade para doar a quem precisa.

O espetáculo tem caráter solidário. Na retirada dos ingressos, é sugerida a doação de materiais escolares, que serão doados para mais de 9 mil estudantes atingidos pelas cheias no Vale do Taquari.

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na Biblioteca Univates das 8h às 22h. Há o limite de quatro ingressos por CPF.

- publicidade -