Aslivata muda estatuto para acolher clubes

1078
Vianei Batista Hammes / Crédito: Lucas Leandro Brune

A Associação de Ligas do Vale do Taquari (Aslivata) foi criada em 1985 para englobar as ligas de futebol amador da região. O objetivo era unificar o fichário de atletas de campeonatos municipais para acabar com o pula-pula e o leilão financeiro dos principais jogadores. Também organizou e disciplinou o calendário regional, com o primeiro semestre voltado aos municipais e o segundo, para o Regional da Aslivata com os campeões e vice-campeões municipais.

A diretoria da Aslivata promoveu recentes alterações em seu estatuto para permitir adequações ao tempo atual. Uma das principais é a possibilidade de clubes amadores fazerem sua filiação direta à Aslivata, sem obrigação de ter liga municipal. Clubes participantes do Regional 2023 e se participarem em 2024 terão direto à voto na eleição da entidade em janeiro de 2025.

As mudanças também permitem à Aslivata realizar competições em cidades sem liga municipal ativa, a buscar recursos públicos – via projetos de incentivo – para beneficiar os clubes filiados. O mandato da diretoria seguirá de 2 anos, porém haverá restrição para apenas uma reeleição, totalizando 4 anos de mandato.

A partir do início do Regional 2024, com os clubes definidos, a Aslivata vai ter um portal da transparência, com publicação de estatuto, regulamento e contas da entidade. “Total transparência nos atos praticados”, explica o presidente Vianei Batista Hammes.

Aslivata premiará todos os clubes

Todos os clubes participantes dos Campeonatos Regionais organizados pela Aslivata em 2024 receberão premiação em dinheiro. A 25ª edição do Regional Certel Sicredi prevê R$ 1 mil por clube em cada competição inscrita: Série A, Série B, Veteranos, Master e Feminino. Os valores serão pagos no encerramento do Regional, junto com as demais premiações conquistadas em medalhas, troféus e demais valores a serem estipulados.

A Aslivata definiu datas para as reuniões técnicas e consequente prazo para confirmar a participação nas competições. A reunião técnica da Série A será dia 20 de julho, às 10h. Clube confirmado é com 50% da inscrição paga até o início da reunião. A competição tem inicio previsto para o dia 18 de agosto.

Na Série B, o início deve ficar pelo dia 25 de agosto, com reunião técnica dia 27 de julho, às 10h. Nas categorias Feminino, Veterano e Master, a projeção é começar a competição em setembro, com reunião técnica dia 3 de agosto, a partir das 10h, mas, as equipes participantes devem estar confirmadas até a data do lançamento de todo Regional Certel Sicredi.

- publicidade -