Semana do Alemão movimenta comunidade escolar do CNEC em Teutônia

Várias atividades foram realizadas, com o objetivo de aproximar estudantes e famílias da cultura alemã e mostrar as múltiplas possibilidades a partir do idioma.

809
Crédito: Divulgação

A Semana da Língua Alemã ou Woche der Deutschen Sprache envolveu a comunidade escolar de Teutônia, em especial os estudantes do Colégio Cenecista General Canabarro (CNEC). Várias atividades diferentes foram realizadas, com o objetivo de aproximar estudantes e famílias da cultura alemã, despertar o interesse pela língua alemã, além de mostrar as múltiplas possibilidades a partir do idioma.

Entre as atividades, houve a oficina de Danças Alemãs e Trajes Típicos, ministrada pela secretária de Cultura de Teutônia, Glaci Dickel, e o Concurso de Leitura em Alemão. Palestras buscaram trazer informações e o contexto histórico e cultural da imigração alemã, que completa 200 anos neste mês. Em dois momentos distintos, o professor e secretário de Cultura de Estrela, Joel Mallmann e o historiador Guido Lang faram sobre a imigração alemã.

Outro momento muito aguardado pelos estudantes foi o dos Jogos Germânicos, conduzidos pelo professor Diego Tenn Pass. As práticas resultaram em diversão e boas risadas entre os participantes e o público que assistiu.

Mais uma atividade que movimentou os estudantes foi a oficina de culinária. Foi hora de colocar a mão na massa e produzir o Apfelpfannekuchen, um prato típico da cultura – as famosas panquecas de maçã. Além da produção, os estudantes puderam provar o alimento.

A comunidade teve a oportunidade de prestigiar um pouco das atividades por meio da exposição de trabalhos realizada junto à agência Sicredi do Bairro Canabarro, mostrando as produções dos alunos durante a Oficina de Artes.

Para a professora de alemão Ana Elisa Osterkamp, a semana foi um sucesso. “Foi intensa e repleta de aprendizado. Posso dizer que vários aspectos foram contemplados: história, cultura, esporte, culinária, arte… E, justamente por isso, acredito que não houve um único ponto alto. Todas as atividades podem ser consideradas como únicas. Os alunos tiveram uma verdadeira imersão na cultura alemã e isso foi maravilhoso”, destacou a professora.

A coordenadora da programação ressalta que o Colégio CNEC conseguiu cumprir com êxito sua proposta de interação e valorização da cultura, história e língua alemã. Os trabalhos serão encerrados na terça-feira (23/7) com a experiência de assistir o cinema em alemão.

- publicidade -