No sábado, dia 20, a população de Estrela participou ativamente do “Dia D – Descarte”, mais uma iniciativa para dar destino correto a resíduos especiais. Realizado em formato drive-thru na Rua Julio de Castilhos, junto à Praça Menna Barreto, o evento permitiu que os moradores descartassem materiais especiais como pilhas, baterias, lâmpadas, vidros, eletrônicos, eletrodomésticos e óleo de cozinha de forma segura, correta e sustentável. O balanço final, contabilizado nesta segunda-feira (22), foi considerado satisfatório, com destaque para a quantidade de lâmpadas e eletrônicos recolhidos.
A ação, organizada pela Sala Verde com o apoio da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) Estrela, foi um sucesso, evidenciando o compromisso da comunidade local com a sustentabilidade. A expectativa por um grande volume de material foi confirmada, especialmente devido aos resquícios da enchente e ao período de obras em muitos setores.
Resultados da Coleta
25 litros de óleo de cozinha
600 kg de eletroeletrônicos, pilhas e baterias
210 kg de vidro
80,9 kg de lâmpadas (aproximadamente 400 unidades)
Importância da ação
O Dia D Descarte foi uma oportunidade crucial para a população dar um destino correto a elementos que não podem ser descartados no lixo comum e cuja coleta ocorre diariamente, contribuindo para a preservação do meio ambiente. A realização frequente dessa ação antes das enchentes já havia mostrado sua importância, e o evento do último sábado reforçou essa necessidade.
As autoridades ambientais ressaltam a importância destes materiais não serem descartados no lixo comum. Além dessas ações pontuais, estes materiais podem ser depositados em ecopontos que estão espalhados pela cidade e também na sede da Sedis (Rua Pinheiro Machado, 380, Centro). E quando não possível, que se guarde em casa até que ocorra uma nova ação.
Cerca de 900 kg materiais foram recolhidos na ação de descarte em Estrela
Resultados de ação foram satisfatórios. Apenas lâmpadas foram mais de 400 unidades; outros 600 quilos de eletrônicos, pilhas e baterias, além de demais resíduos especiais