A delegação brasileira começou a embarcar, na segunda-feira (12/8), com destino à França, para a disputa dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O evento tem sua cerimônia de abertura marcada para 28 de agosto e o encerramento acontece em 8 de setembro.
Serão 279 atletas brasileiros nas paralimpíadas deste ano. O grupo é formado por 254 esportistas com deficiência, sendo 88 estreantes, 19 atletas guia (18 do atletismo e um do triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo. O Brasil estará presente em 20 das 22 modalidades do programa paralímpico – não houve classificados apenas no basquete e no rugby de cadeira de rodas.
Superando os 259 convocados para Tóquio 2020 (realizado em 2021 por conta da pandemia), a delegação apenas não ultrapassou os jogos do Rio 2016, quando foram 278 esportistas com deficiência que participaram das 22 modalidades.
Dos atletas convocados, 116 são mulheres. O número representa a maior convocação feminina brasileira na história dos Jogos Paralímpicos, tanto em quantidade como em termos percentuais (45,67%).
Sétimo colocado em Tóquio 2020 com 22 ouros, 20 pratas e 30 bronzes, o Brasil tem uma boa projeção de medalhas. Como destaques brasileiros com favoritismo ao pódio estão Phelipe Rodrigues, que já conquistou oito medalhas na natação; Nathan Torquato, que defenderá seu título do taekwondo, conquistado na última edição; o nadador Douglas Matera, medalhista de prata no revezamento 4x100m nos Jogos de Tóquio 2020; Bruna Alexandra, a primeira atleta brasileira a disputar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos no tênis de mesa; e a nadadora Edênia Garcia, que Ela compete há 20 anos e é a atleta com mais participações em paraolimpíadas (6).
Modalidades paralímpicas em Paris
– Atletismo
– Badminton
– Basquete em cadeira de rodas
– Bocha
– Canoagem
– Ciclismo de Estrada
– Ciclismo de Pista
– Esgrima em Cadeira de Rodas
– Futebol de Cegos
– Goalball
– Halterofilismo
– Hipismo
– Judô
– Natação
– Remo
– Rugby em cadeira de rodas
– Taekwondo
– Tênis de Mesa
– Tênis em cadeira de rodas
– Tiro com arco
– Tiro esportivo
– Triatlo
– Vôlei sentado