Uma nova onda de calor começa a afetar o Brasil, com temperaturas elevadas que contrastam com o frio da primeira quinzena de agosto. Esse período de calor intenso, previsto para durar até 22 de agosto, pode estabelecer novos recordes de temperatura em várias regiões do país.
Cidades como Cuiabá, Goiânia, Campo Grande e Teresina estão entre as que podem bater recordes históricos de calor, com temperaturas previstas de até 42°C. A massa de ar seco que se intensifica sobre o Brasil é responsável por essa elevação nos termômetros.
As temperaturas no Rio Grande do Sul serão extremas e a semana começa com temperaturas elevadas. Contudo, teremos uma frente fria em direção ao fim de semana. A passagem de uma frente fria ocorre entre quinta e sexta-feira (22 e 23/8).
Nesta segunda (19/8) teremos muitas nuvens e temperaturas elevadas com máxima que pode chegar aos 30º C. Com a alta umidade, a sensação será de abafamento em alguns momentos.
Na quarta-feira (21/8), teremos possibilidade de temperaturas elevadas e chuva, será o dia ais quente da semana.
A frente fria avança na quinta-feira (22/8), trazendo chuva para a maior parte do estado, incluindo cidades do Vale do Taquari. O tempo fica firme na sexta-feira (23/8) com a chegada da frente fria.
O fim de semana a temperatura cairá significativamente, com a possibilidade de geada em várias cidades. O sol aparecerá com nuvens, e há chance de instabilidade isolada devido ao fortalecimento da massa de ar frio.