A 2ª Semana da Arte de Teutônia, iniciada na quarta-feira (28/8), tem seu encerramento na manhã de hoje, sábado (31/8), no Salão das Artes, na Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru (APDL).
Nesta edição, foram mais de 530 obras apresentadas, divididas entre desenhos, pinturas, fotografias, mosaicos e esculturas. As exposições dos retratos inscritos no 13º Concurso Fotográfico do Município, com o tema “Nossa Terra, Nossa Gente – Raízes da Imigração Alemã”, também fizeram parte da programação. Todas as modalidades foram avaliadas por meio de júri técnico e votação popular.
Além das obras, o evento contou com intervenções de música, canto, dança e artes cênicas, apresentações propostas por grupos do Projeto Teutônia Cultural.
Dedicação
Entre os premiados está Manuela Hentz, de 17 anos, aluna da Escola Estadual de Ensino Médio Reynaldo Affonso Augustin, de Teutônia, que obteve primeiro e segundo lugar na competição de desenhos. Ela apresentou o monumento Fontana di Trevi (primeira colocação), feito apenas em caneta preta, e a crítica social “Até Quando?” (segunda colocação), baseada nas queimadas que acontecem em São Paulo.
Para a artista, receber a premiação foi algo inesperado, mas fruto da prática desde pequena. “Foi um choque de realidade. Me dedico desde os 6 anos de idade e chegar até aqui é muito bom”, comemora.
Grande adesão
A secretária de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Glaci Dickel, destaca estar surpresa com a adesão do público na 2ª Semana da Arte. “Muitas pessoas estão chegando, estamos vendo isso pelo total de votações, que nos surpreendeu bastante. As apresentações foram muito elogiadas. Neste ano, tivemos mais sucesso do que no ano passado e, para mim, é uma realização muito grande”, afirma.
Glaci reforça que o evento faz com que os jovens cresçam e comecem a aderir às oficinas oferecidas, para o desenvolvimento próprio. “A arte equilibra a pessoa, quanto mais crianças participam, acompanham ao vivo, votam e avaliam, é um grande passo para eles se motivarem”, pontua.
Fruto da dedicação
Para a professora do curso de desenho do município, Cristina Carvalho Pott, a emoção é grande em ter trabalhado o ano todo para apresentar os trabalhos desenvolvidos na oficina para a comunidade. “Ficamos emocionados ao ver ganhar um aluno que está tentando há muito tempo, ou até os mais recentes, de 7 ou 8 anos. Todo o esforço que fizeram, discutiram ideias em sala de aula. Faz toda diferença”, destaca.
Biblioteca municipal
Na tarde deste sábado, também será reaberta a Biblioteca Pública Municipal Professor Arno Sommer, entre as 15h e 17h. Os munícipes podem visitar o espaço, localizado na sala 58 da Prefeitura.