Fundef se prepara para inaugurar nova sede

816
Obra começou em maio de 2023 e tem custo estimado em R$ 5,6 milhões / Crédito: Natália Nissen / Divulgação Univates

Com previsão para ficar pronta em outubro, a nova sede da Fundação para Reabilitação das Deformidades Craniofaciais (Fundef) deve beneficiar pacientes de todo o estado, incluindo mais de 700 moradores de Teutônia, Imigrante, Westfália, Fazenda Vilanova, Paverama, Poço das Antas e Colinas – o G7. A mudança permitirá que a instituição deixe o prédio na Avenida Benjamin Constant, no Centro, e se estabeleça no campus da Univates.

Com a nova sede e a partir da parceria com a universidade, será possível expandir e consolidar diferentes atividades. Além da prestação de serviços, que já são referência no Rio Grande do Sul, o espaço também contribuirá para a disseminação do conhecimento técnico-científico. “Estamos entusiasmados por, depois de 30 anos, a Fundef terá seu ambulatório próprio, concebido especialmente para a instituição, com uma estrutura capaz de atender com qualidade a quem mais precisa”, disse o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, em publicação nas redes sociais.

Acesso ao serviço

Tanto pacientes auditivos quanto aqueles com fissuras labiopalatinas têm acesso ao serviço da mesma forma. Para pacientes novos que necessitam ingressar no serviço, a Administração do município precisa cadastrar o paciente no sistema Gercon (de regulação de consultas especializadas do SUS) e solicitar consulta na especialidade desejada.

Para a área de reabilitação auditiva, também é possível realizar atendimentos particulares e convênios com planos de saúde. Há, ainda, a opção de venda de peças e acessórios, comercializados de forma particular.

“Os pacientes novos que chegam na Fundação passam pelos profissionais da área para as quais foram encaminhados – de reabilitação auditiva ou fissura labiopalatal – onde serão avaliados para a definição do plano de tratamento e, assim, se tornarem pacientes da Fundef”, explica a gerente administrativa da instituição, Ana Maria Hoffmann.

A obra

A construção do novo ambulatório começou em maio de 2023. A obra, erguida em uma área cedida pela Univates, foi viabilizada por meio de uma parceria entre a instituição de ensino, a Fundef, os governos Municipal e Estadual e o Hospital Bruno Born (HBB). O prédio tem aproximadamente 1.400 metros quadrados e conta com diferentes ambientes, como recepção com capacidade para 140 pessoas, consultórios para atendimentos, sala de reuniões e salas para aulas de diferentes cursos da Univates.

O custo da obra é de cerca de R$ 5,6 milhões, com repasse de aproximadamente 70% do valor pelo Governo do Estado por meio do Fundo Estadual de Saúde. O restante é financiado pela Prefeitura de Lajeado. A Fundef destinará os equipamentos e profissionais habilitados para a nova estrutura, enquanto o HBB permanecerá na retaguarda hospitalar necessária para o atendimento ao público, com centro cirúrgico e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Empresas e entidades gaúchas também estão contribuindo para a montagem dos espaços da nova sede por meio de doações de mobiliário.


G7 – Pacientes atendidos por cidade

CidadePacientes
Teutônia362
Paverama93
Fazenda Vilanova70
Imigrante61
Colinas56
Westfália48
Poço das Antas40
- publicidade -