Projeto SemeAr visa a revegetação de áreas devastadas pelas enxurradas e enchente em Imigrante

630
Mariela Inês Secchi,, Carla Klein Camilo e Edina Thomé estiveram no Espaço Aberto desta quinta-feira (10/10) / Crédito: Carla Beckmann

O Espaço Aberto desta quinta-feira (10/10) recebeu Mariela Inês Secchi, coordenadora da Assessoria de Educação Ambiental da Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Infraestrutura, Carla Klein Camilo, diretora da Emef Arco Íris, e Edina Thomé, Fiscal Ambiental de Imigrante. Elas abordaram o Projeto SemeAr, que busca o revegetamento das áreas afetadas por deslizamentos e enxurradas. O movimento incluiu alunos de duas escolas para a plantação de sementes em áreas devastas pelas enchentes do mês de maio.

A coordenadora Mariela explica e detalha a atividade. “O projeto SemeAr partiu de uma provocação do exército brasileiro para fazer a revegetação dessas áreas atingidas pelas enchentes e pelos deslizamentos de terra. […]  Mais de cinco milhões de sementes foram lançadas nesse projeto em áreas de difícil acesso”, relata.

A diretora comenta o processo de semeação com os estudantes. Segundo Carla, os alunos participaram de oficinas, bate-papos e de um plantio simbólico na Emef Arco íris. Além disso, um aluno da escola e um aluno da Emef Santo Antônio foram sorteados para sobrevoar a área e lançar as sementes.

Edina fala sobre o trabalho da administração municipal no projeto. “O lançamento só pôde ocorrer em áreas com a anuência dos proprietários. Indicamos essas áreas para o exército e eles fizeram uma nova avaliação”, explica.

Confira a entrevista na íntegra:

- publicidade -