Brasil vence a Copa do Mundo de Futsal

852
Brasil volta a ser campeão após 12 anos sem disputar uma final mundial // Crédito: Alex Caparros / FIFA / Getty Images

O Brasil ainda não é hexacampeão mundial no futebol de campo, mas no futsal conquistou o sexto título no domingo passado (6/10). Após 12 anos a seleção voltou a disputar a decisão de futsal, enquanto os argentinos buscavam o bicampeonato.

Pela primeira vez, as duas seleções decidiram um campeonato mundial de esportes coletivos e a seleção brasileira venceu o confronto pelo placar de 2 a 1 na Humo Arena, em Tashkent, no Usbequistão.

Logo aos 6 minutos do primeiro tempo, o pivô Ferrão abriu o marcador com um carrinho após cobrança de falta e assistência de Marcênio. Porém, o jogador eleito três vezes melhor do mundo esticou muito as pernas para finalizar e voltou a sentir sua lesão na coxa (ele não chegou 100% fisicamente para a disputa) e precisou ser substituído.

O duelo seguiu equilibrado, com a Argentina pressionando em alguns momentos, mas em jogada trabalhada, o Brasil ampliou a vantagem para 2 a 0. Rafa Santos dividiu com o goleiro e desviou o forte chute de Felipe Valério, aos 12 minutos.

Os argentinos cresceram nos minutos finais da etapa inicial e Willian apareceu para demonstrar mais uma vez os motivos de ter sido eleito o melhor goleiro do mundo em 2023 ao praticar diversas defesas que garantiu o resultado para o Brasil.

No segundo tempo, a Argentina voltou ainda mais atacante e forçou Willian a fechar o gol de todas as maneiras possíveis. Focado nos contragolpes, o Brasil assustava em boas finalizações de Pito, atual melhor jogador do mundo que também estava se recuperando de lesão e foi para o jogo no sacrifício.

Com dois minutos para o término da partida, Rosa aproveitou rebote de Willian e finalizou de fora da área. A bola desviou em Dyego antes de balançar as redes e diminuir o marcador para os argentinos.

Campanha brasileira

A seleção brasileira encerrou a competição de maneira invicta e com 100% de aproveitamento, sem contestações em sua jornada com 40 gols marcados e só seis sofridos. Antes de chegar à decisão, os comandados pro Marquinhos Xavier eliminaram Cuba, Croácia e Tailândia na primeira fase, no mata-mata derrotou Costa Rica por 5 a 0, Marrocos pelo placar de 3 a 1 e a Ucrânia com uma vitória 3 a 2.

Antes de ser hexa, o Brasil havia vencido o mundial em 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012.

- publicidade -