Instituto Henrique Uebel lança quarto documentário sobre O Homem Orquestra

724
Crédito: Letícia Echer

Foi lançado na manhã deste sábado o quarto documentário sobre Henrique Uebel, “O Homem Orquestra”, no auditório do Sicredi Ouro Branco, em Teutônia. O evento contou com a apresentação da orquestra que leva o nome do lendário músico da cidade.

Airton Uebel, presidente do Instituto e neto de Henrique, lembra que, em 2010, a instituição foi criada com o intuito de manter o legado de Uebel vivo. “Quando você pode levar um legado como o do meu avô, de determinação, perseverança, disciplina, não apenas para músicos, mas para qualquer pessoa que entenda esse tipo de funcionamento emocional, isso realmente funciona em todas as áreas”, comenta.

O documentário

O material divulgado hoje foi produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo e apresenta depoimentos de pessoas que conheceram Henrique. “Pedimos que quem quisesse, se prontificasse para falar sobre a convivência com ele. Há vários detalhes importantes que até eu, mesmo depois de três documentários, descobri por meio do meu tio, que participou e trouxe informações que eu não sabia”, conta Airton.

O primeiro documentário sobre Uebel foi lançado em 1999, em parceria com a Prefeitura de Teutônia, com o objetivo de mostrar, tecnicamente, como funcionavam os instrumentos criados pelo músico, que eram adaptados para acoplar vários instrumentos. Mais tarde, Airton conseguiu contato com familiares de Henrique na Alemanha, país que ele visitou em 1959.

“Em 2016, encontrei esses familiares. Eu sabia, por recortes de jornais, que existia um material audiovisual na Alemanha. Conseguimos uma gravação de rádio em que o próprio Henrique fala sobre como toca o instrumento. Esse foi o segundo documentário”, conta Airton. Depois disso, novamente em parceria com a Prefeitura de Teutônia, foi lançado um documentário em três episódios, disponíveis na internet.

Segundo Airton, ainda há muito material da família que pode ser usado em futuros documentários. Além disso, ele busca um novo espaço cultural que permita expor todos os instrumentos preservados.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui