A Associação dos Clubes Amadores de Teutônia (Acat) reuniu as equipes interessadas em participar da Série A do Campeonato Intermunicipal Sicredi Certel 2025 na noite de segunda-feira (28/10), no Restaurante União em Teutônia. Um total de 10 clubes participaram da reunião – são sete de Teutônia, dois de Poço das Antas e um de Westfália. Sete já confirmaram presença na próxima edição.
Juventude da Frank, Poço das Antas e Atlético Gaúcho manifestaram dúvidas sobre a participação. A diretoria da Acat concedeu até o dia 6 de novembro para definir a situação. O Flamengo de Westfália decidiu não jogar no primeiro semestre de 2025, com possibilidade de retomar na metade do ano.
Uma das urgências é definir a quantidade de clubes de cada cidade, para incluir o total de recursos públicos nos orçamentos de 2025 nas prefeituras dos três municípios. A competição inicia em 16 de fevereiro de 2025.
Aspirantes – Sub-23 anos
Uma das inovações é o limite de idade para a categoria Aspirantes. Os atletas nascidos em 2002 em diante poderão ser inscritos na competição. Cada clube pode inscrever no máximo 23 atletas e todos estarão aptos a participar da categoria Titulares. Os clubes podem pegar jogadores dos três municípios livremente. Todos podem participar da súmula e entrarem na partida. Cada clube pode fazer cinco paradas no máximo para trocar os jogadores – o intervalo não conta.
Titulares
Cada clube ficha 23 jogadores, dos quais 17 são de casa e seis de fora. Além disso, há possibilidade de utilizar todos jogadores dos Aspirantes. Cada clube pode fazer cinco paradas no máximo para trocar os jogadores – o intervalo não conta.
Um dos debates foi a criação de vínculo do jogador de fora com o clube. O atleta de fora tem que permanecer 2 anos fichado com o mesmo clube, exceto se o clube liberar ele para trocar de equipe. Se o jogador decidir não permanecer no mesmo clube, ficará fora de qualquer outro clube do Intermunicipal por 1 ano.
Para ser considerado de casa, título de eleitor (ter votado no município em 2024) e ter carteira de trabalho ou MEI (antes de 30 de junho de 2024.) Para 2026, os clubes já definiram que será válido apenas o título de eleitor.
Outro tema levantado foi a inclusão do saldo de gols na fase eliminatória, item não foi aprovado.