Expovale + Construmóbil 2024 abre caminhos para o futuro

657
A fita inaugural foi desenlaçada junto ao Centro de Eventos. Crédito: Camille Lenz da Silva

A Feira da Reconstrução abriu suas portas ao público no fim da tarde desta quinta-feira (7/11). A Expovale + Construmóbil 2024 ocorre de 7 a 10 e de 13 a 17 de novembro no Parque do Imigrante, em Lajeado. Com o tema “Caminhos para o futuro”, o evento marca a primeira grande retomada regional depois da catástrofe climática que assolou o Vale do Taquari em maio deste ano.

Promovido pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Prefeitura de Lajeado, o evento une pela segunda vez a grandiosidade da 23ª Feira Industrial, Comercial e de Serviços do Vale do Taquari (Expovale) com o arrojo da 11ª Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração (Construmóbil), resultando em uma feira multissetorial com mais de 400 expositores, que oferecerão ao público negócios, gastronomia, cultura, lazer e entretenimento.

Além dos presidentes das feiras, Graciela Ethel Black e Daniel Bergesch, do presidente da Acil, Joni Zagonel, do prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo e do presidente da Câmara de Vereadores, Lorival Silveira, a solenidade de abertura registrou a presença do secretário de Desenvolvimento Rural do RS, Vilson Covati, representando o Governo do Estado e do deputado Felipe Camozzato, representante da Assembleia Legislativa, entre outros.

Em sua fala, Caumo destacou seu último ano como prefeito de Lajeado e se disse orgulhoso pelo resultado da feira. “São números fantásticos, impressionantes, consolidados e que demonstram essa nossa vocação. Que atraem representantes de todos os cantos do Estado, de muitos cantos do Brasil. E isso se deve à vontade de crescer, à participação e à colaboração de todos nós e todos vocês”, pontuou.

Citou a recente aprovação das diretrizes orçamentárias para o Município no valor de R$ 672 milhões. “Tenho convicção que vamos superar 2024 R$ 700 milhões em arrecadação. Tenho orgulho de trazer esses números para vocês, mas o poder público não gera nenhum centavo desse valor. Esse valor é gerado pelo empreendedor, pela construção, pelo comércio, pelas forças de trabalho. Nos compete aplicar esse recurso da melhor maneira possível”, encerrou.

Covati citou a alegria e a emoção de estar presente na inauguração da feira após ter acompanhado o desastre climático na região, a mais afetada do estado. “Atingida na sua essência, no empreendedorismo, que gera a riqueza, e vitimando tantas pessoas. Ver novamente esse cartão postal de pé, pujante e mostrando o potencial desta região entusiasma o poder público, a iniciativa privada, os produtores, quem gera emprego, renda a buscar qualidade de vida”, comentou.

Após a solenidade, ocorreu o desenlace da fita no Centro de Eventos, uma das novidades da feira. O espaço foi criado para unir os pavilhões 2 e 3, que tiveram suas estruturas modificadas para abrigar os flagelados das cheias em 2023 e em maio deste ano.

Avenida do Turismo

Além da abertura dos estandes, foi inaugurada a 2ªedição da Avenida do Turismo. O propósito é oferecer um espaço que apresente o potencial turístico do Vale do Taquari e auxilie na retomada da economia. Vinte municípios da região e do estado terão a oportunidade de divulgar seus roteiros e empreendimentos no local, situado entre os pavilhões 1 e 4.

Participam os municípios de Doutor Ricardo, Colinas, Imigrante, Santa Clara do Sul, Taquari, Arroio do Meio, Otávio Rocha, Vespasiano Corrêa, Lajeado, Muçum, Westfália, Encantado, Travesseiro, Bom Retiro do Sul, Marques de Souza, Ilópolis, Estrela, Anta Gorda e Cruzeiro do Sul, além do Vale do Rio Pardo.

Avenida do Turismo inaugurou com a apresentação do CTG Tropilha Farrapa, de Lajeado. Crédito: Camille Lenz da Silva
- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui