Lajeado adota novo esquema vacinal contra a poliomielite

508
Crédito: Laura Mallmann / Divulgação

A secretaria de Saúde de Lajeado está adequando o esquema vacinal contra a Poliomielite, adotando o novo sistema estabelecido pelo Ministério da Saúde. Desde o dia 4 de novembro, todas as Unidades Básicas de Saúde (Postos de Saúde) de Lajeado estão aplicando apenas a vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável.

As duas doses de reforço com vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), conhecida como gotinha, foram substituídas por uma dose de vacina inativada poliomielite. Assim, o esquema vacinal contra a doença será exclusivamente com vacina feita com o vírus inativado.

Como é o novo esquema vacinal contra a Poliomielite:

– Crianças com 2 meses de vida – 1ª dose;

– Crianças com 4 meses – 2ª dose;

– Crianças com 6 meses – 3ª dose;

– Crianças com 15 meses – Dose de reforço.

Neste novo esquema é necessária apenas uma dose de reforço com VIP para completar o esquema.

Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Demarchi, antes, as três doses iniciais já eram injetáveis e haviam dois reforços, com 15 meses e 4 anos, com gotas. Agora, é necessário apenas um reforço.

“Não houve alteração de vacina. O que temos é um novo esquema vacinal. Ou seja, deixamos de oferecer o formato com as gotinhas e vacina injetável para passarmos a utilizar apenas o formato injetável. A mudança realizada pelo Ministério da Saúde é baseada em evidências científicas e recomendações internacionais. É necessário garantir que todas as crianças completem o esquema de quatro doses da vacina para que estejam efetivamente protegidas contra a poliomielite” explica.

Números da vacinação contra a Poliomielite

Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma cobertura vacinal de 95% da população contra a poliomielite. O município de Lajeado não conseguiu atingir essa meta nos últimos 4 anos. Em 2024, está em 90% com a campanha ainda em andamento. Veja os números:

– 2020: 89%;

– 2021: 85%;

– 2022: 92%;

– 2023: 91%;

– 2024 (em andamento): 90%.

Poliomielite ou paralisia infantil

A Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores.

- publicidade -