Seminário das Licenciaturas da Univates reúne educadores e autoridades para iniciar atividades do Pibid 2024-2026

Em 14 anos, essa é a sétima edição do Pibid/Univates

345
Crédito: Divulgação

No dia 9 de novembro, o auditório do Prédio 7 da Universidade do Vale do Taquari – Univates foi palco do Seminário das Licenciaturas, um evento significativo que marcou o início das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) 2024-2026. O Pibid/Univates conta com 192 bolsas para estudantes de Licenciaturas, 24 professores supervisores de 17 escolas parceiras, oito professores da Univates atuando como coordenadores de área e uma coordenação institucional. A programação também celebrou os Seminários Integradores dos cursos de Licenciatura na modalidade a distância, reunindo profissionais da educação, alunos e representantes das escolas parceiras.

A cerimônia de abertura foi conduzida pela coordenadora do Pibid, professora Cristiane Antonia Hauschild Johann, que acolheu os presentes com uma breve saudação e destacou a importância do evento. “É com grande satisfação que iniciamos este ciclo de qualificação da formação de professores, um processo fundamental para o desenvolvimento da educação no Vale do Taquari”, afirmou a coordenadora. Em 14 anos, essa é a sétima edição do Pibid/Univates.

O evento contou com a presença de autoridades regionais, como o representante da Secretaria de Educação de Arroio do Meio, professor Sérgio Nunes Lopes; a Secretária de Educação de Lajeado, Adriana Isabel Zanatta Vettorello; a Coordenadora Regional de Educação, professora Cássia Benini; e a Vice-Reitora da Univates, professora Fernanda Storck Pinheiro. 

Durante a solenidade, também foi realizada uma homenagem às escolas parceiras do Pibid/Univates com a entrega de mensagens de agradecimento às redes de ensino e suas equipes. Nesta edição, o programa contará com 17 escolas parceiras localizadas nos municípios de Arroio do Meio, Estrela, Encantado, Lajeado, Teutônia e Venâncio Aires, as quais receberam reconhecimento pelo trabalho conjunto na qualificação da formação de professores, que seguirá até outubro de 2026.

O momento de reflexão e valorização da educação ficou evidente nas palavras da coordenadora do Pibid, que citou um trecho do livro “Escolas e Professores: proteger, transformar e valorizar”, de António Nóvoa, destacando a importância da presença humana na educação. “Nada substitui o trabalho de um bom professor, que une o saber e o sentir, o conhecimento e as emoções”, declarou.

A programação seguiu com a palestra da professora doutora Samantha Dias de Lima, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Em sua fala, potente e inspiradora, ela abordou os desafios e as potencialidades da profissão docente, especialmente no início da carreira. A palestra permitiu refletir sobre a formação inicial de professores e os desafios da prática educacional.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui