Turismo, cultura, diversidade e união marcam a Expovale + Construmóbil 2024

Avenida do Turismo encanta visitantes na Expovale + Construmóbil 2024 

384
Crédito: Divulgação

A Expovale Construmóbil 2024 encerrou suas atividades neste domingo (17/11), consagrando-se como um sucesso de público e negócios. Foram 108 mil visitantes, $120 milhões em negócios efetivados, 400 expositores e 41 shows.  Entre os destaques desta edição, a Avenida do Turismo brilhou como uma das atrações mais elogiadas pelos visitantes e recebeu 102 apresentações culturais.

Com uma proposta inovadora, o espaço reuniu destinos turísticos do Vale do Taquari e regiões vizinhas, destacando a diversidade cultural, gastronômica e turística da região. Ao longo do evento, milhares de visitantes puderam conhecer roteiros exclusivos, participar de experiências interativas e se encantar com as apresentações culturais que trouxeram um toque especial ao ambiente. Ao todo 38 municípios do Vale do Taquari e outras regiões do Rio Grande do Sul passaram por lá.

Visitando a feira pela primeira vez, a professora do Rio de Janeiro, Daniela Oliveira, relatou a vontade de voltar para o Vale na próxima edição da Expovale + Construmóbil. “Meu esposo é natural de Lajeado, e pela primeira vez me trouxe para conhecer. Adorei a receptividade, a diversidade, o acolhimento e a organização. É muito bacana saber de todos esses lugares incríveis que existem na região. Já quero retornar em uma próxima oportunidade para visitar”, comentou.

Na sexta-feira, 15 de novembro, um dos municípios presentes na Avenida do Turismo,  foi Encantado. Durante o seu período na Avenida, o espaço virou uma mini Suinofest. Gastronomia, música e animação não faltaram para apresentar a cidade, juntamente com a Associação Amigos do Cristo, o Boulevard Encantado e a Associação Comercial e Industrial de Encantado, ACIE.

Presente no evento o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, evidenciou que a realização da Expovale + Construmóbil 2024 significou não somente a retomada e a reconstrução dos municípios. “Com a pujança da região, de Lajeado, das regiões alta e baixa, o Vale do Taquari cada vez mais vai ter condições de ser o polo que nós desejamos, uma vez que o turismo acaba atraindo muitos negócios e o desenvolvimento do Vale do Taquari”, aponta.

Os expositores relataram resultados positivos, como o fortalecimento da imagem do Vale do Taquari como um destino de excelência.  Unindo o Vale do Taquari e o Vale do Rio Pardo, o município de Venâncio Aires esteve fechando a programação da Avenida do Turismo deste domingo.

Segundo a secretária executiva do Instituto Escola do Chimarrão de Venâncio Aires e presidente da Arturrchim,  Rejane Rüdiger Pastore, é a primeira vez que o município participa deste evento e a união dos Vales vai resultar no crescimento ainda mais forte do turismo na região. “Uma região complementa a outra, acredito nesses elos que podemos criar entre os Vales. Somente a partir disso, começaremos a crescer regionalmente”, disse.

Com recorde de público, a Expovale Construmóbil reafirma seu papel como vitrine para os setores de construção, mobiliário e turismo, deixando um legado de inovação e desenvolvimento para a região. 

A secretária executiva da Amturvales, Vanessa Spindler, enalteceu a ação em que a entidade fez parte, contribuindo para o desenvolvimento do turismo da região. “Importante ação que a Amturvales fez parte, colaborando desde o planejamento, relacionamento com a Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul e participando na realização nos dias do evento. Além de apoiar as ações, foi primordial mostrar a diversidade cultural do Vale do Taquari mesmo que em curtos espaços. Isso reflete a valorização dos movimentos, mostrando para moradores da região e visitantes as diversas manifestações e potenciais. Tudo isso contribui para o desenvolvimento do Turismo”, finalizou.

Carta de Manifesto 

Ainda na quinta-feira, durante a apresentação do município de Encantado, junto à Avenida do Turismo, foi lançada a carta de manifesto ao retorno permanente do Trem dos Vales. O ato foi realizado com diversas autoridades e é endossado pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales, Amturvales e Associação Comercial e Industrial de Lajeado, ACIL.

Este documento, cobra a recuperação da Ferrovia do Trigo, que foi fortemente danificada na enchente de maio deste ano, será enviado para vários ministros e outras lideranças políticas que estão em Brasília.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui