Na manhã desta terça-feira (19/11), ocorreu a terceira edição do Café com HOB. Inicialmente marcado para maio, o evento precisou ser reprogramado devido à enchente. A iniciativa celebra os 80 anos do Hospital Ouro Branco e apresenta projetos em andamento e planejados, todos voltados ao desenvolvimento da instituição.
Ao todo, onze gestores detalharam ações em áreas como business intelligence, reorganização de setores, certificações e aquisição de novos equipamentos. O HOB faz parte do grupo de 6% dos hospitais brasileiros com a certificação Organização Nacional de Acreditação (ONA), que foca na segurança do paciente. A instituição também está implementando processos de inovação e cultura digital, com acompanhamento 24h dos pacientes, por meio de pulseiras digitais.
“Após a catástrofe, nosso objetivo foi recuperar a autoestima e tornar o hospital ainda mais forte para enfrentar futuros desafios, implementando projetos que transformam e inspiram”, destacou o diretor executivo, José Paulinho Brand. Os projetos apresentados têm como prioridades o desenvolvimento da instituição, a segurança dos pacientes e a qualidade dos serviços. Cada gestor teve cerca de seis minutos para expor suas iniciativas.
Avanços e necessidade de uma UTI
Entre os projetos, destacou-se a modernização do parque de equipamentos do hospital, que contará com um investimento de R$ 8,5 milhões em recursos federais. As aquisições incluem novas camas hospitalares, nove ventiladores pulmonares, eletrocardiógrafos, entre outros itens. O processo de compras foi iniciado em fevereiro, dentro das normas de regularização, e agora aguarda a aprovação do Ministério da Saúde.
Além disso, os gestores enfatizaram a importância de implantar uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no hospital. Segundo Marco Aurélio Weber, presidente da Associação Beneficente Ouro Branco (ABOB), essa é uma necessidade fundamental para a região. “O hospital é essencial, assim como todas as instituições. Precisamos compreender a relevância dessas empresas para nossa sociedade, fortalecendo Teutônia e a microrregião, para que sejamos reconhecidos como um polo de desenvolvimento e crescimento”, afirmou.
Atualmente, o Hospital Ouro Branco possui 79 leitos e já realizou mais de 30 mil atendimentos de emergência somente neste ano.