Os dados mais recentes do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que Rio Grande do Sul registrou um saldo positivo de 10.238 novos empregos formais. Os números foram divulgados em 30 de outubro pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O resultado aponta para 124 mil contratações contra 113,8 mil desligamentos, elevando o estoque total de empregos com carteira assinada no estado para 2,8 milhões.
O setor de Serviços liderou a criação de empregos no período, com 5.864 novas vagas. Outros setores também apresentaram crescimento, como Comércio (3.004), Construção (1.361) e Agropecuária (246). No entanto, a Indústria registrou uma ligeira queda, com 237 vagas a menos.
Entre os municípios, Porto Alegre obteve o melhor desempenho em setembro, gerando 3.737 novos postos de trabalho, seguida por Caxias do Sul (715), Canoas (625), Novo Hamburgo (608) e Passo Fundo (597).
Dentro os municípios que o Grupo Popular realizou a cobertura eleitoral, o destaque vai para o saldo negativo das cidades de Brochier (-13) e Tabaí (-2) respectivamente. Teutônia apresentou resultado discretamente positivo, com saldo de 15 contratações formais.
A reportagem não encontrou os dados de Westfália no site do Caged e em contato com a imprensa e secretaria responsável, os mesmos não sabiam informar os dados. Lajeado e Taquari não possuem os dados no sistema até o momento do fechamento desta matéria.
Confira nos gráficos a relação completa, de admissões, desligamentos, saldo e estoque de empregos.