Pedidos negados do Auxílio Reconstrução devem ser encaminhados até terça-feira

313
Moradores devem se dirigir ao Cras ou ao Creas, conforme a localidade em que moram / Crédito: Camille Lenz da Silva

O Auxílio Reconstrução é um benefício voltado para famílias afetadas integralmente ou parcialmente pelas enxurradas ou deslizamentos. Para receber o benefício, as famílias precisam estar cadastradas pelas prefeituras dos municípios.

Segundo a assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Teutônia, Fernanda Massignan, 186 famílias do município foram contempladas com R$ 5.100,00 do Auxílio Reconstrução. 

Quem teve o pedido negado pode pedir o encaminhamento de defesa até a próxima terça-feira (3/12) no Creas (Av. Um Leste, nº 2.280, Bairro Centro Administrativo) ou Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Teutônia (Rua Capitão Schneider, nº 79, Bairro Canabarro). Ambas as agências funcionam das 7h30 às 11h30 e das 13 horas às 17h30 de segunda a sexta-feira. “Estamos sempre à disposição, até mesmo depois do horário. Estamos aqui para atender todos”, afirma Fernanda.

A assistente social do Cras, Juliana dos Santos Dória explica o processo de defesa. “Vemos o que foi negado, se é alguma pendência unipessoal ou se faltam documentos. Há casos em que a área aferida não foi afetada pela enchente: Com isso fazemos um ofício, a Defesa Civil assina e enviamos o recurso”, diz.

Moradores da Várzea, Botafogo, Alesgut, Posses, Travessão, Loteamento Rührwiem, Morro de Areia e Bairro Teutônia devem se dirigir ao Cras. Enquanto isso, residentes de Pontes Filho, Cuba, Harmonia, Boa Vista, Linha Clara e Bairro Languiru serão atendidos no Creas.

É necessário levar a Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e fotos e vídeos da residência afetada. Não é preciso realizar agendamento; o atendimento ocorre durante todo o dia. Apenas o familiar cadastrado pode responder pelo auxílio e deve comparecer na unidade para defesa.

Porém, não há prazo para a liberação e pagamentos do Governo Federal. A expectativa é de que todas as famílias sejam contempladas até 2 de janeiro de 2025.

Mais informações:

https://www.gov.br/mdr/pt-br/acesso-a-informacao/sic/canais-de-atendimento-da-ouvidoria

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui