O município de Santa Clara do Sul, promoveu nesta terça-feira (04/12) um evento de prestação de contas para empresários e representantes da imprensa regional. O encontro, feito no Parque de Eventos e Agrotecnologia Broenstrup, teve como objetivo apresentar os resultados e números da gestão do prefeito Paulo Cezar Kohlrausch, que encerra seu quarto mandato no final deste ano.
O prefeito destacou que o evento ocorre anualmente, mas que, em 2024, é uma edição especial, marcada pelo fim de um ciclo de oito anos à frente da administração municipal. “Esse ano é de balanço, de olhar para trás e ver o que foi alcançado, especialmente após um período desafiador, com pandemia e outros obstáculos. Mesmo assim, conseguimos grandes resultados e é isso que queremos compartilhar”, afirmou Kohlrausch.
Kohlrausch ressaltou a importância do encontro para mostrar não só os avanços, mas também as dificuldades enfrentadas durante o mandato. Além disso, aproveitou para agradecer à imprensa local pelo apoio e parceria.
Avaliação positiva
Durante o evento, foram apresentados números significativos do crescimento de Santa Clara do Sul. De acordo com o último censo do IBGE, realizado em 2022, o município foi o segundo que mais cresceu em população na região do Vale do Taquari, com um aumento de 20,9%, ficando atrás apenas de Lajeado. No entanto, os dados mais recentes apontam que a cidade lidera o crescimento urbano, com uma expansão de 69,5% nos últimos 12 anos.
O prefeito também apresentou o aumento expressivo no orçamento municipal, que saltou de R$ 5,2 milhões, em 2009, para R$ 48 milhões em 2024, o que representa um crescimento superior a 500%. Outro destaque foi o aumento da participação do setor primário na economia local, que passou de 12,7% para 39,7% da receita do município.
O prefeito se mostrou otimista com os resultados alcançados e com o futuro da cidade, destacando a importância do trabalho conjunto entre governo e comunidade para a continuidade do crescimento. “Esses números não foram feitos pelo prefeito, mas por todos que participaram deste processo”, concluiu Kohlrausch. O evento contou com a presença de empresários locais e, na parte da tarde, um segundo encontro será realizado com o setor agrícola do município.