A prefeita eleita de Estrela, Carine Schwingel, anunciou os primeiros nomes que estarão no alto escalão da sua gestão a partir de 2025. As nomeações foram divulgadas para cinco secretarias, com a definição dos secretários e secretários-adjuntos. Em entrevista, aborda o processo de formação de seu governo e a escolha dos secretários. Ela destaca que está trabalhando intensamente desde a eleição, com agendas lotadas para organizar a transição. A prefeita eleita enfatiza a importância de um governo enxuto e da inclusão da figura do secretário adjunto, que auxiliará os secretários a atender as demandas da população.
A pasta da Educação terá como secretário Paulo Gustavo Sehn e Raquel Güntzel como adjunta. Marco Wermann será responsável pela coordenação da secretaria da Fazenda, como adjunto Roberto Arenhart (servidor de carreira do município). Na pasta de desenvolvimento Econômico e turismo terá Mariel Klafke como secretária.
A secretaria do Esporte será recriada e agregará a temática da juventude e contará com Cristian Eidelwein o “Dumbo” como secretário e Tainá Rodrigues foi nomeada como secretária-adjunta. Darlã Bellini ocupara a secretaria de Cultura acompanhado do
secretário-adjunto Andréas Hamester.
Carine Schwingel ainda está em negociação para definir os nomes que ocuparão as demais secretarias. Vale ressaltar que, em conversas anteriores, a prefeita havia mencionado a importância da escolha de secretários com perfis complementares e a intenção de valorizar servidores de carreira. No entanto, as fontes fornecidas não mencionam os motivos específicos para a escolha de cada um dos nomes anunciados.
Em entrevista ao Grupo Popular ela detalha o processo de formação de seu governo e a escolha dos secretários.
“Foi uma coisa que a gente falou muito na campanha, a gente vai mesclar nas secretarias as pessoas que têm experiência de gestão pública com pessoas novas”
Ela destaca que está trabalhando intensamente desde a eleição, com agendas lotadas para organizar a transição. A prefeita eleita enfatiza a importância de um governo enxuto e da inclusão da figura do secretário adjunto, que auxiliará os secretários a atender as demandas da população.
Ainda não há o número definido de pastas, pois planejam ainda divisão de algumas secretarias. Faltam ainda os nomes das pastas de Ação Social, Saúde e Obras. A Secretária de Desenvolvimento Inovação e Sustentabilidade (Sedis) será dividida em Planejamento e Meio Ambiente.