Foi dada a largada: donativos arrecadados no Natal do Povo começam a ser entregues

855
Cerca de 70 crianças da ONG Fazer Moradas serão beneficiadas com as doações / Crédito: Júlia Amaral

Após a festa realizada no domingo (1o/12), no Pavilhão Multiuso de Teutônia, chega o momento de iniciar as entregas dos donativos arrecadados durante o Natal do Povo Solidário. Ao todo, foram doadas 1,3 tonelada de alimentos e produtos de limpeza, além de 200 brinquedos que serão destinados a crianças carentes. Em toda a região, está previsto que 10 projetos receberão os donativos. Moradores e empresas de toda a região contribuíram para tornar especial o fim de ano da população mais necessitada.

A primeira entrega foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental 24 de Maio, localizada no Loteamento 8 do Bairro Canabarro, em Teutônia. A escola atende cerca de 490 alunos de toda a cidade, muitos em situação de vulnerabilidade social. A diretora Cândida Betina Costa trabalha na instituição há mais de 10 anos e reconhece os desafios da comunidade e a importância das doações.

Famílias da Escola 24 de Maio receberão doações do Natal do Povo / Crédito: Júlia Amaral

“Ficamos muito felizes! Agradeço de coração. Essas doações não vão ficar na escola, elas serão entregues para quem mais precisa. É um sentimento de equidade e empatia, que reflete o apoio de todo o povo de Teutônia e região”, comenta Cândida. Para ela, a escola faz muito mais do que apenas escolarizar, pois se torna um ponto de referência e acolhimento para muitas crianças.

Conforme Cândida, existem alunos que sofrem com preconceito e enfrentam problemas relacionados à violência. O ambiente escolar, assim como o Centro Municipal de Ensino Fundamental (CEMEF) Leonel de Moura Brizola, é um espaço para socialização, brincadeiras e, muitas vezes, uma fuga de uma realidade difícil demais para os pequenos.

A ideia é que sejam selecionadas as famílias mais carentes para receber as doações, que incluem alimentos, leite, papel higiênico e outros produtos de limpeza.

PARA AS CRIANÇAS

Uma iniciativa que começou pequena e ganhou novas proporções: assim é a ONG Fazer Moradas, no Bairro Canabarro. Cerca de 70 crianças participam de atividades no contraturno escolar, com programas e projetos voltados ao desenvolvimento humano. O projeto também recebeu doações do Natal do Povo Solidário.

“Quero agradecer pela iniciativa de fazer pelo próximo o que Jesus fez por nós neste Natal. A cidade é conhecida por essa solidariedade”, reforça a idealizadora do projeto, Giordana de Queiroz. Atualmente, a ONG conta com cerca de 35 voluntários e três professoras, sendo que cada uma é responsável por 25 alunos.

Tudo começou com uma oficina de pães para crianças. Os pais sentiram confiança em Giordana e seu marido Cleo, e começaram a ajudar com o projeto. Ao longo dos anos, o apoio cresceu, permitindo a realização de programas e projetos que abrangem todas as dimensões da família, reconhecendo e valorizando diversas experiências de convivência e aprendizado. A instituição não tem fins lucrativos e nem distribuição de resultados.

“É muito melhor dar do que receber. Aqui, fazemos para quem ainda virá. O pai que traz seu filho já tem tudo pronto, mas nós sempre pensamos em quem ainda vai chegar e precisará disso tudo”, acrescenta Giordana. Além de aulas de culinária, os pequenos recebem lanches e participam de diversas brincadeiras pedagógicas durante o turno oposto ao escolar.

SOBRE O EVENTO

Aproximadamente 2 mil pessoas – entre pagantes e não pagantes – passaram pelo Pavilhão Multiuso da prefeitura durante as 8 horas de programação, que contou com sete bandas. O evento também teve atrações para os pequenos, como brinquedos infláveis gratuitos e maquiagem divertida. O Grupo Popular segue com as entregas dos donativos durante toda os próximos dias, sempre divulgando ao vivo na Rádio Popular.

DOAÇÕES NATAL DO POVO

* 10 entidades serão ajudadas

* Mais de 1,3 tonelada de donativos arrecadados

* Mais de 200 brinquedos arrecadados

- publicidade -