
A distribuição dos donativos arrecadados no evento Natal do Povo Solidário, promovido pelo Grupo Popular, segue a todo vapor. Desta vez, as entidades que receberem as doações foram o Hospital Roque Gonzales, de Roca Sales, e as Escola de Educação Infantil Girassol Boa Vista, de Teutônia. Em todos os encontros, a alegria de proporcionar um Natal feliz para quem mais precisa tomou conta.
Em Roca Sales, os donativos serão utilizados para manter os serviços do hospital. Durante as enchentes de setembro de 2023 e maio deste ano, a casa de saúde foi duramente atingida. Retomou as atividades em agosto, embora ainda esteja em reformas.

Hospital Roque Gonzales, de Roca Sales, está em reformas, mas em funcionamento. A equipe da Popular foi recebida na manhã de quinta-feira (05/12) / Crédito: Gabriely Hartmann Mallmann
“Doações como essas sempre ajudam muito. Temos internações aqui, além de seis alas psiquiátricas e consultas”, reforça a supervisora administrativa, Andreia Formentini.
Doações e ajuda voluntária passaram a fazer parte da rotina do hospital desde setembro de 2023. A agilidade na reabertura e na volta das atividades tem forte influência da força comunitária. “Hoje ainda estamos em reformas para atender cada vez melhor a população”, lembra Andreia. Por dia, os atendimentos nas emergências variam de 40 a 70.
Educação Infantil
Duas escolas de Teutônia também receberam as doações: a Girassol, do Bairro Languiru, e a Boa Vista, do Bairro Boa Vista. Os dois educandários funcionam com doações dos pais e da administração pública. Os atendimentos às crianças de zero a 6 anos ocorrem diariamente, das 6 às 18 horas. A procura por vagas é sempre intensa.
“Além do cuidado e afeto, aqui também temos a parte pedagógica, de ensino. Estamos diretamente conectados com as famílias e conseguimos entender a realidade de cada uma”, destaca a coordenadora da Escola Girassol, Tainá Kovalski. Os alimentos doados serão destinados às famílias mais carentes.
“Nos próximos dias, vamos entrar em férias. Estamos chegando no Natal, então as famílias que precisam farão bom uso desses alimentos, com certeza”, lembra Tainá. Hoje, a Girassol atende 108 crianças e conta com 23 funcionárias.
Na Escola Boa Vista, a entrega das doações foi recebida com surpresa e alegria. “Tudo será bem aproveitado, com certeza. Somos uma escola comunitária, sem vínculo direto com o município. As nossas famílias sempre colaboram conosco”, afirma a diretora Soraine Teresa Krindges Lucca. Por lá, os produtos de limpeza serão aproveitados na escola, enquanto os alimentos serão destinados às famílias mais carentes. Atualmente, o educandário atende 68 crianças e se mantém com a ajuda espontânea dos pais e promoções realizadas ao longo do ano.
Sobre as doações
Novas entregas serão feitas ainda esta semana. Ao todo, o Natal do Povo Solidário arrecadou cerca de 1,3 tonelada de alimentos, além de dezenas de brinquedos. As doações foram feitas pela comunidade e por empresas parceiras do evento. As primeiras entregas de alimentos e produtos de limpeza ocorreram na Escola Municipal de Ensino Fundamental 24 de Maio e no projeto Fazer Moradas, ambas no Bairro Canabarro.