A 22ª edição da pré-temporada da arbitragem gaúcha chegou ao fim no sábado passado (21/12). O momento preparatório ocorreu no Centro de Treinamentos RGM Academy, no município de Gravataí. A cerimônia de encerramento foi realizada no Hotel Intercity, na qual estiveram presentes o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, o presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol do Rio Grande do Sul (Ceaf/RS), Leandro Pedro Vuaden, demais membros da Comissão de Arbitragem, além dos árbitros e assistentes do quadro da Ceaf/RS.
Realizada de 18 a 21 de dezembro, a preparação para 2025 foi diferente dos anos anteriores, tendo em vista que normalmente ocorre em janeiro ou fevereiro. Desta vez, a pré-temporada foi antecipada devido ao adiantamento dos calendários e competições do próximo ano, em função da disputa do Mundial de Clubes da Fifa.
Uma novidade foi a inédita homologação do Árbitro Assistente de Vídeo (VAR), que preparou os árbitros para a utilização da ferramenta. Ela estará presente em todas as rodadas do Campeonato Gaúcho de 2025, tanto para os árbitros de campo quanto para os operadores do vídeo.
Com o uso da ferramenta, todos os árbitros precisam estar homologados, preparados e cientes de como agir em diferentes situações e intervenções com o auxílio do vídeo.
O árbitro eleito o melhor do Campeonato Brasileiro de 2024, Rafael Klein (como divulgado na edição da Folha Popular do dia 21 de dezembro), esteve presente na pré-temporada. Ele afirmou que o período é necessário para todos os árbitros, principalmente pela utilização da ferramenta de vídeo. Também destacou a importância do momento de convivência com outros árbitros.
“Pela primeira vez tivemos a homologação do VAR, e, para isso, foi necessário preparar todos os árbitros, seja os de campo ou os da cabine destinada à operação do vídeo. Também é um momento importante para a equipe de arbitragem estadual se reunir e entender as orientações da Comissão Gaúcha.
Às vezes, há troca de filosofias e ajustes nas regras, e precisamos compreendê-las. O modo de trabalho é outro ponto essencial. Foi um momento muito importante e construtivo para todos nós”, ressaltou.
Klein comentou que os árbitros terão agora um pequeno recesso, para depois se prepararem novamente para o início das competições. Ele também destacou que não estará presente na primeira rodada do Campeonato Gaúcho de 2025, devido ao início da pré-temporada realizada pela Conmebol, entre 19 e 22 de janeiro, no Paraguai – sede da entidade –, que coincide com a data de abertura do estadual, no dia 22 de janeiro.
“Voltarei apenas no dia 23, então ficarei de fora da primeira rodada. Contudo, isso faz parte da profissão, e preciso me preparar para essa temporada, que terá muitos jogos no calendário”, destacou Klein.
Gauchão 2025
O Campeonato Gaúcho de 2025 terá alterações, com uma nova fórmula para colaborar com a redução de datas, devido à pausa para o Mundial de Clubes, entre junho e julho de 2025. A competição terá três grupos de quatro times que jogarão entre si, resultando em oito rodadas. Os líderes de cada grupo e o melhor segundo colocado avançarão às semifinais.
Os times classificados entre o 5º e o 8º lugar disputarão um quadrangular por uma vaga na Copa do Brasil de 2026, enquanto os quatro últimos disputarão outro quadrangular contra o rebaixamento. As semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta.
Também será implementada a utilização do VAR em todos os jogos da competição. A presença da arbitragem de vídeo busca auxiliar e aumentar a qualidade do campeonato, contribuindo para a profissionalização e para legitimar ainda mais o torneio.